Chocolatria e uso de drogas


Chocolate


Estudos revelam que há forte relação entre chocolatria e uso de drogas, onde inúmeras evidências mostram que o comer compulsivo e consumo de drogas envolvem alguns circuitos cerebrais que atuam de formas semelhantes.

Alguns circuitos do cérebro são igualmente ativados pelo consumo de alimentos e pelas drogas. O sistema neural ativado tanto pela ingestão compulsiva de alimentos, quanto pelo consumo de drogas é basicamente o circuito que evoluiu para recompensar comportamentos essenciais à sobrevivência. Geralmente, as pessoas são atraídas pelos alimentos porque ingeri-los produz prazer. Quando experimentamos prazer, o cérebro passa a associar essa sensação com as condições que o predispõem a isso,o seja, o cérebro lembra não apenas do sabor da comida, mas também da sensação de prazer em si, assim como dos comportamentos que o precederam, e com o passar do tempo nesse ciclo, ficamos condicionados.

As drogas são eficientes como estímulos condicionantes, devido suas propriedades químicas. Estímulos naturais como comida ou sexo, levam mais tempo para ativar o circuito da recompensa. O condicionamento que é igualmente importante para esses dois estímulos, estabelece um elo entre a memória e não somente a um estímulo, mas também ao ambiente onde se encontra e a outras ofertas disponíveis. É exatamente isso que a natureza pretende: se a ação necessária para atingir uma experiência prazerosa for disparada exclusivamente pelo estímulo em questão, a resposta condicionada será muito ineficiente.

Adaptado do texto: Neuroimageamento revela uma forte relação entre chocolatria e uso de drogas (Kristin Leutwyler Ozelli).

2 comentário (s)

MUTUMUTUM disse...

Rapaz... tow pensando, justamente, em fazer um post sobre como sofro com a CHOCOLATRIA. Não tinha a menor noção de que tivesse alguma coisa a ver com uso de drogas...

Bem, por enquanto, sou apenas chocólatra mesmo :)

Abraços

Anônimo disse...

eu sou chocólatro mas não uso drogas

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.