Minha rápida e decepcionante experiência com o Linux Kurumin 7.0



Linux Kurumin


Venho hoje contar minha triste experiência com o Linux Kurumin 7.0, versão light.

Sempre ouvia falar do Linux, sistema de código aberto, muito bom, ótimo desempenho, então resolvi baixá-lo da internet para experimentar. Minha intenção era de usá-lo para compartilhar internet com um notebook que roda Windows XP Professional através de uma placa de rede wireless.

Primeiro rodei o sistema diretamente do CD, achei o sistema interessante e resolvi instalá-lo no HD.

Em poucos dias desinstalei o Linux Kurimin, porque me irritei, não consegui instalar sequer um programa sem ser através dos "ícones mágicos", olha que eu tenho um conhecimento razoável em informática...

O sistema tem um desempenho sensasional (excelente mesmo) quando comparado ao Windows XP, inicialização muito rápida, sem demora na execução de aplicações...porém, no meu caso, me decepcionou muito pela extrema dificuldade de instalar um simples programa! Sendo obrigado a instalar via linha de comando (pelo menos foi que entendi lendo sobre o assunto! me corrijam se estiver errado!), onde devido minha falta de vontade de aprender acabei desistindo.

É muito mais fácil, não só para mim, mas para a grande maioria dos usuários domésticos, dar um duplo clique num instalador, do que saber códigos para instalar através de linha de comando (o DOS já morreu faz tempo...hehehe), por isso o Linux (pelo menos essa versão deixa evidente) talvez não alcance um grande público em relação aos usuários domésticos, por não ser tão "amigável".

Outro ponto negativo, foi em relação a internet, demorou, mas consegui configurar. Porém na velocidade de navegação...muito ruim...demorava cerca de 3 vezes mais para abrir uma página no Konqueror do que no Windows XP usando o Firefox..foi triste :-(

Também não consegui instalar minha placa de rede wireless, procurei me informar sobre o suporte a tal placa no Linux e descobri que não funcionava nem com reza brava! A placa nem dava sinal de vida, parecia estar morta ;-)

Eu sinceramente não sou fã dos produtos da Microsoft, nem estou ganhando um centavo para escrever estas linhas, considero o Windows XP muito lerdo e lento, mas depois desta experiência com o Linux Kurumin...vai ser o jeito ficar com o XP mesmo.



Nota: Esta é apenas minha opinião referente a uma breve experiência usando o Linux, muitos com certeza discordam, mas estou apenas compartilhando minha experiência sem objetivo de promover ou denegrir a imagem de qualquer um dos softwares mencionados.


Já teve alguma experiência com o sistema operacional Linux?
Qual sua opinião sobre o Linux Kurumin ou outra versão Linux?
Deixe seu comentário!

7 comentário (s)

the best disse...

Minha experiencia com linux também foi pessima, principalmente quando precisei instalar rede nele. `muito comando pracá, comando pra lá que não chega a lugar nenhuma.
O linux só vai conseguir chegar a usuários finais quando tiver mais facilidade nas instalações e configurações, pois do contrário o windows ainda é o dono do pedaço.

Anônimo disse...

Olá,
Vamos colocar os pingos nos Is?

1-Vc diz que não conseguiu instalar programas nem por reza brava, mas por um acaso tentou instalar programas WINDOWS?
Linux não roda programas windows (não nativamente) e instalar programas no linux, especialmente os baseados em debian, como no caso do kurumin, é mais facil que windows, basta um apt-get install firefox e pronto, ta instalado.
Se vc tivesse usado algo como adept, que é uma ferramente gráfica pra mostrar tudo que vc pode instalar diretamente (o repositorio debian tem mais de 20.000 pacotes!) usando cliques de mouse... Se ainda tiver vontade eu te dou uma forcinha :-D

2- vc usou o konqueror pra navegar, tendo a disposição o firefox... tente navegar com firefox e sinta a diferença.

3-DOS morreu faz tempo mesmo, mas vc sabia que o windows server 2008 vai ser modular e nem vai ter ambiente gráfico? Aliás, vai ter sim, mas como um módulo separado assim como linux. Acontece que o "prompt de comandos" sempre foi mais poderoso que o ambiente gráfico por permitir parâmetros, mas não espero muito que os usuários finais venham a captar essa parte. por isso o kurumin já vem com uma cacetada de programas instalados.

4- Quanto a placa de rede wireless eu nao vou dizer muito... nao é dificil mas como nao costumo instalar placas de rede wireless em linux prefiro nao levantar a bandeira, mas posso dizer que por padrão o kernel vem com uma infinidade de placas suportadas...


5- To aqui pra te ajudar a repensar sobre continuar com XP :-D

Se quiser retentar a experiência, estamos ai pra isso

Abraços
WWWLinux

MoorpheuSs disse...

RE: Anônimo

Como eu disse, foi uma experiência rápida e devido ao desconhecimento e irritação com as dificuldades, segui o caminho mais fácil: desinstalei, até porque, não sei se devido ao linux, mas começaram a surgir problemas de perda de dados nas partições, surgindo arquivos corrompidos.

Obviamente não tentei instalar programas windows, não tentei rodar nenhum programa ".exe", porque sei que não iriam funcionar. Até existe um programa que cria mecanismos para rodar programas windows no linux, mas não consegui executá-lo...

Enquanto ao "apt-get install" eu li instruções vagas dadas pelo sistema, mas não sabia o que tinha de fazer detalhadamente...

Também usei a interface dos "ícones mágicos" para instalar alguns programas, mas os disponiveís eram muito poucos...Esse "adept" eu desconheço :-( mas pelo que vc disse deve ser muito bom!

Eu só tinha o konqueror para navegar,não consegui instalar o firefox...

Bom, se o windows server 2008 vai ser modular e sem ambiente gráfico, mostra que o direcionamento dele não é para usuário doméstico, com certeza só pessoas com conhecimentos elevados conseguirão trabalhar com ele...afinal, nos tempos atuais, que usuário doméstico "comum", vai querer trabalhar com linha de comando?

Em relação a placa de rede wireless , eu li em vários forúms, as maneiras de instalar e não consegui, li também que seria muito dificil (ou quase impossível) fazer o modelo que eu tenho funcionar no linux.

Está aceita a ajuda para uma nova experiência com linux, terei uma imensa satisfação em, quem sabe, dentro de alguns dias, fazer um novo post elogiando o linux! :-D

Abraços.

Victor disse...

Meu caro amigo o Kurumin foi meu primeiro S.O quando eu nem sabia digitar!!
Bem quanto a placa wireless, isso é um pequeno problema de compatibilidade,talvez compilando o driver certo no kernel...
Para instalar programas em modo gráfico no Kuruma vc tem o DPKG ele é gráfico vc vê o nome clica no quadradinho e da O.K e espera.

Quem usa Linux tem que estar disposto a deixar o sedentarismo que o Win proporciona casa resolva voltar para o linux:
###Se for para um compartilhar a rede :
Debian ( o + fácil para essa função)
Gentoo ( o mais potente)
#####Se for usar rede sem fio prefira Fedora , ubuntu ou uma de suas derivações.
tenta de novo, pois os desafios são a materia que dão força para a vida

MoorpheuSs disse...

RE: Victor

Em breve estarei tendo uma nova experiência com o kurumin!

Com certeza será mais proveitosa, estarei postando o andamento no blog.

Abraços.

Anônimo disse...

Confesso que o Linux KURUMIN 7.0 caiu nas minhas graças, mas estou passando perrengue para nem siquer conseguir instalar o FIREFOX 3,0.Os tais ícones mágicos somente funcionam para alguns programas.Tentei instalar o ÓPERA quem disse que dei conta, copiava todos aqueles arquivos mas no final, nem consegui visualizar o ícone. Estou lamentando, mas começo a olhar o caminho de volta. As pesquisas postadas na net são muito vagas, explicam pouco. Para iniciantes tem que se explicar bem onde se digitar aqueles comandos complicados,dizer o que é ROOT, SUDO, SU sei lá mais o quê!??

the best disse...

Minha experiencia com linux também foi pessima, principalmente quando precisei instalar rede nele. `muito comando pracá, comando pra lá que não chega a lugar nenhuma.
O linux só vai conseguir chegar a usuários finais quando tiver mais facilidade nas instalações e configurações, pois do contrário o windows ainda é o dono do pedaço.

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.