Termos de informática #1: Vírus



Informática Vírus de Computador

Hoje começo uma série de posts sobre termos de informática. Surgiu essa idéia para tentar ajudar no aprendizado de pessoas que estão entrando no mundo da informática agora.

Como base da estrutura textual, usarei a dialética -ou quase isso! :-), ao melhor estilo dos filosófos gregos! huahuahua...tentarei usar uma linguagem bem simples e uma pitada de humor para tornar a leitura mais gostosa. Vamos lá!

O que é um vírus de computador?

Dialógo entre um jovem estudante e seu professor de informática:

Estudante: Prof o que é um vírus? É aquele negócio que causa doenças como a gripe, resfriado, diarréia, AIDS, etc?

Professor: Não é nada disso sua anta. Vírus de computador são programinhas nocivos que ao serem executados no computador são capazes de duplicar-se e instalar a si mesmo, atacando os arquivos e se escondendo até na memória do computador.

Estudante: Creeedoo! Mas eles são tão maldosos assim?

Professor: Sim. Eles são capazes de causar prejuízos irreparáveis ao sistema operacional e até mesmo destruir os arquivos do HD.

Existem vírus que podem tornar o computador acessível remotamente, podendo ter seus arquivos lidos e copiados sem o burro do dono saber, além de outros que, por exemplo, roubam dados bancários.

Estudante: Ah então foi assim que desviaram dinheiro da conta do papai. Ele recebeu um e-mail dizendo que era o novo vídeo da Daniela Cicarelli fazendo triatlo, o idiota clicou no link e pimba o vírus se instalou. Depois que ele acessou o site do banco, os dados foram enviados para uma quadrilha que desviou o money da conta...

Mas como eu sei que meu computador tem vírus? Levo ele para fazer exame?

Professor: Teu pai é um idiota mesmo! Tu tem para quem puxar!

Você deve obrigatoriamente utilizar um bom anti-vírus e sempre atualizá-lo, principalmente se acessar à bendita internet.

Quando arquivos começarem a serem apagados, o computador começar a travar e ficar lento (claro considerando que você não está usando o Windows Vista...), surgirem mensagens de erro é provável que o computador esteja infectado.

Estudante: Prof um vírus pode queimar, por exemplo, o monitor, impressora ou placa de um computador?

Professor: Não, isso é apenas uma lenda, história de pescador. Os vírus são apenas softwares, não tem capacidade de queimarem dispositivos do computador. O máximo que pode acontecer é eles apagarem o BIOS (hum.."sistema") da placa-mãe, tornando-a sem capacidade de ser utilizada, mas esse problema já é mais facilmente resolvido atualmente porque os BIOS tem maior proteção.

Estudante: Existem muitos vírus conhecidos?

Professor: Todo dia tem vagabundos e FDP criando vírus...Estima-se que existam cerca de apenas 150.000 vírus.

Estudante: Nooooossa, são muitos. Obrigado pela explicação prof, aaaaameiii, você é demais!

Professor: Eu sei, eu sei...

huahuahuahua....

:-)



Não esqueça de deixar seu comentário, se achou útil ou (in)útil!

3 comentário (s)

New disse...

Oiêee!
Adorei seu blog.
Por isso deixei um selinho prá vc no meu.
Boa semana e
Beijos.

MoorpheuSs disse...

Olá...

Muito obrigado pela visita.

Vou visitar seu blog.

Até+

ComputerDicas disse...

Olá, recebi seus links, e acho que poderíamos fazer sim a parceria de posts, agora você prefere criar um post para linkar ou publicá-los na página principal do blog? Acho que seria interessante publicar tipo um "Leia mais", algo do tipo..

Fico no aguardo de sua resposta
abraço
Tecnologia e Web
Webmaster Diego Alves

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.