Termos de informática #3: BIOS


Bios - Tela de Setup

Dando seqüência aos "Termos de informática", hoje o assunto é:

O que é BIOS?

BIOS é a sigla de (Basic Input / Output System -Sistema Básico de Entrada/Saída), que consiste em um conjunto de instruções detalhadas que acionam dispositivos periféricos em um computador, visando preparar a máquina para que o sistema operacional possa ser executado.

Basicamente ela cria o ambiente propicío para que o sistema operacional possa ser executado, a parti daí, entrega o comando a ele e fica em segundo plano, recebendo instruções para acionar periféricos, etc.

A BIOS é de vital importância ao funcionamento do computador, tanto é, que é primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado, sendo, por exemplo, responsável pelas especificações básicas de inicialização, como quantidade e tipo de HD´s, seqüência de boot e outras, tendo sua localização num chip (ROM BIOS) na placa-mãe do computador.

O sistema da BIOS geralmente pode ser acessado através do SETUP, logo quando se liga o computador (normalmente aperta-se a tecla DEL). Nele surgem diversas opções de configuração do computador, sendo possível, por exemplo, detectar novas unidades de disco, fazer overclock, escolher onde (qual unidade) o sistema deve ser primeiramente procurado (útil caso se queira iniciar o sistema através de um live cd) e outros.

Recomenda-se que o usuário tenha conhecimentos no minímo intermediários para fazer alterações nessas configurações, do contrário, poderá até fazer o computador parar de funcionar.



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.