Termos de informática #5: Blu-ray


O que é Blu-ray?

Bruray, Blu-gay, não o nome correto do termo é Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração, igual ao CD e ao DVD, para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade, desenvolvida por um consórcio de empresas, capitaneado pela Sony.

Como é possível gravar mais num disco com o mesmo tamanho físico?

O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores, onde, por exemplo, o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros.

Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum.

A Blu-ray Disc Association (BDA) é responsável pelos padrões e o desenvolvimento do disco Blu-ray. A tecnologia Blu-Ray é utilizada notoriamente pelo PlayStation 3 da Sony.

Uma característica importante dos discos Blu-ray é sua resistência aos arranhões e impressões digitais devido à sua morfologia. Esta nova característica será muito apreciada pelos utilizadores, porque dificulta o surgimento de defeitos como nos CD e DVD arranhados sendo, por isso, uma qualidade adicional que contribuiu para a queda do formato concorrente, o HD DVD.

Vamos explicar rapidinho essa batalha entre o formato Blu-ray vs HD DVD. Ambos concorreram pela sucessão do DVD, mas em 19 de Fevereiro de 2008, a Toshiba comunicou a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD DVD, a decisão da Warner Bros em usar exclusivamente o Blu-ray foi preponderante para a tomada dessa decisão.

Assim o Blu-ray ganhou assim a guerra contra o HD DVD e tornou-se sucessor do DVD.

Os discos Blu-ray vem em diferentes formatos de disco.
BD-ROM: Um disco que é só de leitura;
BD-R: Disco gravável;
D-RE: Disco regravável.

Um disco de camada única (Single Layer em inglês) Blu-Ray pode conter cerca de 25 GB de dados ou cerca de 6 horas de vídeo de alta definição mais áudio, e, no modo de dupla camada (Double Layer), este espaço é duplicado, podendo conter, aproximadamente, 50 GB. Também possuem velocidade de transferência de dados de 36 Mbit/s (54 Mbps para BD-ROM).



Referências:


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.