Você bloga por diversão ou para atrair paraquedistas??


Estava eu a buscar inspiração para novos textos quando me deparei com esta reportagem (in english) do New York Times, falando adivinhem do que? BLOGS!

A reportagem fala de alguns blogueiros que fazem sucesso nos EUA, mas ressalta que poucos blogs (3%) conseguem superar a casa dos $1.000,00 (mil doláres) por mês em propaganda.

Além disso, a reportagem dá umas dicas para blogueiros, como por exemplo, escrever sobre o que gosta e não sobre o que pensa que os leitores querem ler, blogar nos horários livres durante o dia e criar um ritmo de postagens (nenhuma novidade...).

Vejo aqui no nosso país muitas pessoas que vivem tentando atrair "paraquedistas" a todo custo, com textos apelativos do tipo "fulana pelada na playboy", fotos sei lá de quem "nua", etc..

Aqui procuro colocar coisas que me interessam, coisas que eu gosto, não escrevo textos apelativos para tentar atrair visitantes, quem quiser que o faça, isso não faz parte da minha conduta.

É muito melhor, na minha opinião, blogar por diversão, porque traz prazer, satisfação em escrever o que se considera interessante, se vier algum retorno financeiro, ótimo, mas ainda não é a prioridade, até porque o retorno financeiro não vem de uma hora para outra, exige muito trabalho e dedicação e não serão alguns textos apelativos que tornarão isso realidade.

18 comentário (s)

liverig disse...

Concordo com você Morpheus, o melhor de um Blog é escrever por diversão, para descontrair-se.

E não escrever qualquer coisa apenas para atrair visitantes e de alguma forma se beneficiar com isso.

Eu ainda não coloquei sistema de publicidade no meu blog, nem sei se colocarei um dia, mas sempre deixarei o Blog o mais coerente possível.

http://liverig.wordpress.com O Blog do Dissidente

MoorpheuSs disse...

Fala Liverig.

Diversão em primeiro lugar, mas se for possível diversão e monetização juntos, melhor ainda, mas sempre buscando conteúdo relevante e não tentando ganhar visibilidade escrevendo sobre "o caso Isabella Nardoni" ou "mulher melancia", como muitos fazem insistentemente e repetidamente...

Abraços.

PauloAthayde disse...

Acho, realmente que a maior parte dos blogueiros quer, mesmo, é ganhar dinheiro, por isso se vê tanta apelação por aí.
Nada contra - o $ - desde que não tenhamos que vender a alma para isso.
A pretenção de a "Blogosfera" se tornar uma "mídia" altenativa viavel, esbarra, também, nessas atitudes que em nada se diferenciam da midia tradicional.
Gosto de ler e escrever e os meus Blogs facilitam a "coisa", daí vir a ganhar dinheiro com isso, vai ser muito bom!

Paulo Athayde
Obs: Obrigado pela visita!

MoorpheuSs disse...

Re: Athayde

Concordo com você Athayde, dinheiro é bom, mas não precisamos apelar para conseguir.

Cada vez mais, a blogosfera torna-se uma mídia alternativa, porém teremos os mesmos problemas da mídia tradicional, porque aqui existe o elemento humano e seus defeitos...

Escrever sobre conteúdos que gostamos e poder faturar uma verba com isso é muito bom, com toda certeza!

Obrigado pela visita também!

Abraços.

Carlos disse...

este e um dos melhores post que ja li snif

MoorpheuSs disse...

Re: Carlos

Que bom que gostou do texto!

Acho que foi mais um desabafo, porque eu já estava puto de ver na internet enxurrada de textos sobre a "mulher melancia" e o "caso Isabella"...

Abraços.

Arthurius Maximus disse...

Um pára-quedista de vez em quando não faz mal a ninguém...

MoorpheuSs disse...

Re: Arthurius

Com certeza faz mt bem, porém os meios para atrai-los as vezes irritam...

Aqui na blogosfera tupiniquim o mais comum é ver textos de "fotos da atriz x pelada", "vídeo do ronaldo pegando traveco", etc, etc..mas fico a pensar, se ninguém se interessasse, ninguém iria escrever!

Pena que não tenho tamanha capacidade de colocar conteúdos deste naipe por aqui para atrair uns paraquedistas..rs

Mestre Zen disse...

Eu observei algo interessante... meu blog é muito jovem, tem apenas alguns meses. Inicialmente eu me propus a comentar todas as notícias e por consquência as sensacionalistas também...
Com o tempo fui vendo a visitação aumentar, mas me veio uma triste constatação, as pessoas só visitavam os posts de histórias sensasionalistas, e os comentários desses "para-quedistas" eram no mínimo sofríveis. Pensei comigo "Esse não é o tipo de gente que quero no meu blog". Então decidi restringir as notícias que comentaria apenas as de melhor gosto.
Inicialmente vi uma queda na minha visitação, mas agora vejo uma retomada de visitantes. O melhor é que são visitantes de qualidade, com discernimento e bom-senso, pelo menos para não fazerem comentários, ou se fizerem, do tipo úteis. Estou com menos visitação, mas mais satisfeito.

E adorei seu artigo, foi muito bom para me mostrar que aos poucos estou acertando o caminho =]

MoorpheuSs disse...

Re: Master Zen

Olá Master, que bom que adotou um critério qualitativo e não quantitativo.

É muito melhor, talvez, ter menos visitantes, mas que os mesmos nós deêm orgulho, porque não estão atrás apenas de futilidades, mas de conteúdo útil.

Obrigado pelo comentário inteligente e pela visita.

Abraços.

Código PT disse...

Boas!!

Gostei do post. Muita gente só cria um blog e quer sucesso instantâneo mas isso não é possível!

A única forma de chegar ao sucesso é com trabalho e tempo. E quanto à publicidade, concordo com você, eu tenho um blog à mais de 3 meses e ainda não coloquei pub nele e não vou colocar tão cedo.

Tereara disse...

Excelente texto.
Eu escrevo nos meus blogs por pura diversão...se bem que adoro receber visitas, mas não colocaria chamadas sensacionalistas para atrair visitantes...prefiro meus blogs sequinhos de presença de visitantes, embora seja meio frustrante isso.

MoorpheuSs disse...

Re: Código PT

Olá, realmente muita gente pensa no sucesso imediato, mas acaba por descobrir que o sucesso de verdade é consequência de muito trabalho e dedicação e acabam por desistir no decorrer do caminho.

Enquanto a publicidade, confesso que até já exagerei, mas agora estou tentando alcançar um nível ideal.

Abraços.


Re: Tereara

Olá, que bom que escreve por diversão. As visitas são consequência do conteúdo que vocÇe escreve, com o passar do tempo com certeza sua audiência aumentará. Os textos sensacionalistas acabam por atrair visitantes por um curto período de tempo, logo em seguida, caem no esquecimento.

Obrigada pela visita.

Bjs.

Cler Oliveira disse...

Blogar sobre assuntos que se gosta, certamente já garante um sucesso a médio ou a longo prazo. Pessoas que escrevem sobre assuntos que não sabem apenas para atrair paraquedistas além de ser mais uma lixeira da blogosfera associam seu nome a um produto sem qualidade.

Acho que é possivel atrair mais pessoas por meio de técnicas de pegar um bom hype e usar ele de maneira pessoal, ajusta-lo a seu blog. Ou mesmo, usar palavras chaves no título, mas não fazer disso o centro do motivo de blogar.

Bom post. Parabéns!

MoorpheuSs disse...

Re: Cler Oliveira

Olá, com certeza escrever sobre assuntos que se gosta = sucesso, afinal quando gostamos do assunto que escrevemos, o texto flui naturalmente e sempre buscamos estar atualizados sobre o tema.

Pena que muitos pensam que com textos para "parqudedistas" eles obterão sucesso, mas na verdade conseguirão apenas visitantes passageiros..

Técnicas básicas de SEO são muito interessantes. sempre procuro utilizar, mas tornar o SEO a prioridade é coisa de "louco"..rs

Obrigado pelos parabéns.

Volte sempre.

Bjs.

Anônimo disse...

muito legal hein

tem esse blog akii também
achei umas cosias intressantes

http://panicdiscow.blogspot.com

Arthurius Maximus disse...

Um pára-quedista de vez em quando não faz mal a ninguém...

Cler Oliveira disse...

Blogar sobre assuntos que se gosta, certamente já garante um sucesso a médio ou a longo prazo. Pessoas que escrevem sobre assuntos que não sabem apenas para atrair paraquedistas além de ser mais uma lixeira da blogosfera associam seu nome a um produto sem qualidade.

Acho que é possivel atrair mais pessoas por meio de técnicas de pegar um bom hype e usar ele de maneira pessoal, ajusta-lo a seu blog. Ou mesmo, usar palavras chaves no título, mas não fazer disso o centro do motivo de blogar.

Bom post. Parabéns!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.