Dicas de segurança para navegar na internet

Sei que muitos já sabem dos perigos da internet: vírus, worms, trojans, spywares, etc, mas muitos não se atentam para a segurança ao navegar, deixando seu computador vulnerável à todos esses males.

Aqui irei colocar algumas dicas de segurança para você poder navegar na internet sem dores de cabeça e sem cólicas..rs..Vamos lá!

Sempre procure fazer a atualização do seu sistema operacional e OBRIGATORIAMENTE utilize um bom anti-vírus (sempre atualize, afinal centenas de vírus surgem diariamente), firewall e anti-spyware.

Recomendo a utilização do Anti-vírus AVG, para firewall pode deixar o que vem com o Windows mesmo ou utilizar o ZoneAlarm, també utilize um navegador seguro (rápido, bonito, etc) como o Mozilla FireFox e para Anti-spyware recomendo o SpyBot.

Caso você tenha uma rede de computadores, é interessante utilizar um roteador com firewall incorporado.

Agora vem a melhor dica de todas: não fique entrando em sites pornográficos e que tenham downloads de cracks, isso mesmo, esses sites são impregnados de arapucas. Bom eu avisei, se entrar e se dar mal (tenho quase certeza disso!), problema seu!

Não acesse e-mails com conteúdo duvidosos, que provenham de remetentes desconhecidos. Se o e-mail não é de um contato conhecido e não tem nada que lhe intersse, simplesmente apague-o e sequer abra.

Muitos criminosos tentar atrair sua vítimas, se passando por empresas, como Vivo, Receita Federal, oferecendo prêmios, fotos de celebridades, cartões virtuais amorosos, essas coisas que os desavisados e curiosos acabam sendo "tentados" e clicando nos links (que geralmente direcionam para arquivos ".exe", ".com", ".scr") e então são infectador por vírus, spywares...

Sempre fique atento aos alertas de segurança que o sistema operacional ou programas de proteção emitem para não executar ações potencialmente perigosas.

Caso suspeite que possa estar infectado imediatamente rode um anti-vírus e anti-spyware e até ter certeza que está tudo bem, não acesse nenhum site que exija senha, como bancos e e-mail, porque seus dados poderão ir parar nas mãos de criminosos que, por exemplo, poderão fazer uma "limpeza" básica na sua conta. Note que sites "suspeitos" geralmente são cópias mal feitas, com design ruim e erros de português, isso já é um grande indicativo de tratar-se de uma fraude.


Seu computador foi infectado? Cuide de formatar seu HD, reformatar, passar um programa que destrua totalmente os arquivos, impedindo qualquer recuperação, depois reinstale o sistema operacional e siga as dicas mencionadas para nunca mais ser besta! ;-D




7 comentário (s)

Dimitri Kozma disse...

Olá Moorpheuss!
Obrigado pela parceria!
O banner também já está adicionado lá no blog.
abs
Dimitri
www.sopadecerebro.com

MoorpheuSs disse...

Olá Dimitri.

Obrigado pelo aviso.

Abraços.

the best disse...

Tem um selo para voce lá no blog. Depois da uma passadinha para conferir.
Abraços
The Best

Carlos disse...

houhohoho ótimo post sobre segurança .preciosas dicas

Elizabeth disse...

Olá!
Deixei no meu blog um selo pra você, recebi da Alcione e retribuo a você em agradecimento a sua presença sempre carinhosa e respeitosa no meu blog.
Obrigada,
Um abraço

MoorpheuSs disse...

Re: The Best e Elizabeth

Muito obrigado pelos "presentes", irei passar no blog de vocês e conferir.

Abraços.


Re: Carlos

Obrigado amigo ;-D

Abraços.

Elizabeth disse...

Olá!
Deixei no meu blog um selo pra você, recebi da Alcione e retribuo a você em agradecimento a sua presença sempre carinhosa e respeitosa no meu blog.
Obrigada,
Um abraço

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.