Como bloquear um celular GSM roubado ou perdido

Hoje, mais do que nunca, a vida dos ladrões de celulares está facilitada, visto que, com a adesão de todas as operadoras do país, o padrão nacional de telefonia passou a ser o GSM e conforme definiu a ANATEL, os celulares dever ser comercializados desbloqueados (salvo os subsidiados), ou seja, basta trocar o chip e utilizar outra operadora.

Você deve estar se perguntado: então bloquear o chip apenas não adianta nada, correto?

Respondo: Certamente, porque bastará o ladrão substituir o chip e poderá  fazer uso do celular normalmente.

Mas então como bloquear um celular roubado ou perdido?



O modo de bloqueio que estou a indicar é através do número de série do aparelho, o IMEI (15 digitos), presente nos aparelhos GSM. Tal número é ÚNICO para cada aparelho, ou seja, não existe 2 celulares com o mesmo IMEI.

 Leia também:   TOP 5 melhores celulares do mercado  


Inicialmente é mais interessante ligar para o número do celular e tentar entrar em contato para recuperá-lo, caso não consiga, aí sim , faça os procedimentos para bloqueio.

Como conseguir o IMEI do seu aparelho

Para descobrir o IMEI você pode procurar na caixa do aparelho uma etiqueta escrito IMEI junto a um código de barras onde estão impressos os 15 números. Também pode digitar *#06# no seu celular e teclar discar que irá aparecer o IMEI ou ainda retirar a bateria do celular e procurar na parte de trás do mesmo o IMEI.

É muito importante ter o IMEI guardado para futuras necessidades.

Como proceder para efetuar o bloqueio do celular

Caso roubem seu celular ou você o perca, vá a uma delegacia e faça um B.O. (boletim de ocorrência). Leve o B.O. e a nota fiscal a loja de sua operadora, para que eles tomem as providências para realizar o bloqueio do aparelho ou entre em contato com o call center e explique a situação, informando que quer bloquear o aparelho.

Com isso seu telefone poderá ser completamente bloqueado, mesmo que o chip seja trocado, não poderá ser usado.

 Leia também:   Onde comprar celular barato na internet  

Provavelmente você não terá seu celular de volta, mas também ninguém irá utilizá-lo!

Caso haja má vontade de sua operadora no bloqueio, tente alguns contatos novamente para tentar solucionar, porque muitos "atendentes" são lerdos e despreparados. Depois tente bloquear em uma loja de outra operadora, se mesmo assim não tiver sucesso, entre com uma reclamação na ANATEL.


Nota: Não confundir SIM Lock (bloqueio do sim card ou "chip") com o bloqueio do IMEI. O primeiro bloqueia apenas o Sim card, o que possibilita o uso com qualquer outro chip, já o bloqueio do IMEI, bloqueia o uso de qualquer Sim card, tornando o celular um mero peso de papel.


31 comentário (s)

New disse...

Oiêee!
Recebi seu recado de que iria tirar férias e já deu saudades. Mas, pelo visto vc nao deixou o blog de molho né? rsrsrs... ainda bem.
Voltei de uma gripe do caramba e vou tentar colocar a vida em dia. Por isso vim te ver e lendo este post achei demais!!! É uma excelente dica. Se tem uma coisa que ningúem presta atenção é nos numerozinhos que existem nas caixas e dentro dos produtos, não é? Todos têm uma razão.
Depois, se me permitir vou 'roubar' este post e colocá-lo no Xereta e no Estúrdio.
Ah, fiquei felicíssima, orgulhosa, toda inchada com sua indicação ao Estúrdio. Obrigada. Vc é um doce.
Tenha boa semana e se cuide!
Beijos.

Ciça Alfaya disse...

Isso é bom, se todo mundo fizer isso ninguem rouba mais celular de ngm (o que é muito difícil né, mas na teoria deveria ser assim)

Marcus Vinicius disse...

Muito boa dica, super interessante.

Visitem http://suacabeca.blogspot.com.

Mirèe disse...

Olá, essa dica é real, em todos os aspectos, inclusive na parte onde vc tem que ligar varias vezes para conseguir fazer o bloqueio, depois de 4 tentativas com a operadora, me disseram que o celular estava completamente bloqueado, não vou ter certeza nunca, mas fica uma pequena satisfação, minha mãe não usa mais o celular dela(presente de aniversario), mas o desgraçado que roubou não vai lucrar com ele!

Rhayssa disse...

Vlw pela dica... a pessoa q roubou o meu tbm vai sair na pior... axo é pouco

Lucimara disse...

Roubaram o carro da minha amiga ontem e levaram o som e dois celulares.
Liguei para a Tim solicitando o bloqueio do aparelho, o primeiro procedimento foi feito, bloqueio do aparelho por 72 hrs, mas tenho que encamninhar um fax do BO para que o aparelho seja totalmente bloqueado, permanentemente!
Como a cidade onde aconteceu o furto foi no interior, uma cidade mto pequena, a delegacia não estava funcionando, então consegui fazer o BO pela internet e deu tudo certo. A Tim me garantiu o que o aparelho não serviria para nada.
Essa informação é de suma importância, guardem sempre o número de série do aparelho (IMEI) pois a qualquer momento ele poderá ser muito útil!
Ótimo informativo neste site!!!!

MoorpheuSs disse...

E o pior é que também serviu para mim mesmo ;-(

Outro dia me assaltaram e meu celular foi junto...bom pelo menos nenhum vagabundo vai poder usá-lo...

Anônimo disse...

Olá, tive o celular roubado hj, bloqueei o sim e o aparelho com o numero do imei da caixa, espero que seja verdade que o aparelho se torne inutilizavel, ainda que me digam que dá para debloquear o aparelho mesmo ao ter sido bloqueado o imei ;/
resta a duvida, mas o maximo que ele pode lucrar é vendendo as peças, bateria, nada além.
a maioria que rouba só celular, é tudo nóia pra comprar droga.
Já fui roubada outra vez e sabia do bloqueio do imei.

Deveria ser mais divulgada essa notícia de que se tiver o imei o celular se torna inutilizavel qdo é bloqueado.

Anônimo disse...

na nota fiscal contem o numero do imei?

Anônimo disse...

troquei meu celular com uma amiga enão tenho acaixa como faço para bloquear meu celular que foi roubado a varias semanas

sabrina disse...

mas meu aparelho ja veio desbloqueado,para qualquer operadora,nesse caso,onde reclamo????

MoorpheuSs disse...

@Anônimo

Na Nota Fiscal deve ter o IMEI, caso não tenha, fica complicado descobrir ;-D


@sabrina disse...

Boa pergunta! Atualmente há um projeto de lei para universalizar o bloqueio do aparelho.

Por exemplo, seu celular foi roubado. Você solicitaria o bloqueio na operadora A, o aparelho também deveria ser bloqueado nas demais operadoras: B,C,D,etc...mas por enquanto, no seu caso, não há muito (ou nada) a fazer.

Anônimo disse...

Eu acho melhor o usar o software da celuLOC para isso. É bem melhor. Eu estou testando e gostei: www.celuloc.com.br

Bih disse...

MUITO BOM
MEU CEL FOI ROUBADO E EU FUI LOGO BLOQUEANDO ELE...
SE DERAM MAU !!!
PAREBENS POR DIVULGAREM ESSAS INFORMAÇÕES, É MUITO IMPORTANTE,
E DEIXA BEM CLARO COMO FAZER O BLOQUEIO DOS APARELHOS ROUBADOS OU PERDIDOS
OBRIGADA ADOREI

SLL disse...

Legal... agora uma pergunta: O quando voce faz o bloqueio somente a sua operadora fica bloqueado nao??? O meu celular foi roubado em Roma-Itália e ele eh de uma operadora em Portugal, quando foi bloquear a atendente falou que somente da minha operadora ficava bloqueado! ae não adianta nada!!! Por vez, no Brasil, como temos um numero x de telefonicas fica bem mais facil bloquear todas! valeu

Convidado disse...

Não acredito muito que o IMEI não pode ser burlado. Deve existir algum programa, ou mesmo naqueles box que usam pra desbloquear aparelho, que consiga modificar o IMEI.  Eu não sou da área, mas conheço como a tecnologia de hoje é fraca. É assim em tudo, seja em travas de DVD, computador etc. Onde existir software vai haver falha.

Marcelo Souza disse...

Amigo, penso que deva haver meios de fazer isso sim, mas não é nada fácil.

Porém, o que é melhor: dificultar ao máximo a vida dos meliantes ou deixar pra lá? Eu prefiro a 1a opção.

Elaine Mell disse...

esses morfetico da vivo,nao atende ao sac

Jéssica disse...

Quero bloquea meu cel fui roubada como faço??

Ana Paula disse...

São boas as dicas, infelizmente roubaram o meu celular eu não sabia que esse IMEI era importante. Não bloquei nem o chip, acho que isso não vai trazer o celular de volta, mesmo que dificulte a vida deles, não me deixará contente. Agora já foi, que os meliantes façam bom aproveito dele :(

Marcelo Souza disse...

Siga os passos descritos no artigo ^^

Marcelo Souza disse...

Realmente é péssimo ser roubado - já passei por isso! O chip você pode bloquear ainda, inclusive pode recuperar seu número junto a sua operadora!

Andrea disse...

Como posso ter certeza que o aparelho foi bloqueado?

Marcelo Souza disse...

Após alguns dias, você pode ligar para a operadora para se informar!

Asamorym disse...

Estas informações deveriam se passadas ao cliente assim que comprar o aparelho. O siléncio é sempre prejudicial.
as empresas e lojas deveriam facilitar o acesso às mesmas.

Asamorym disse...

Ana Paula, eu também desconhecia estas informações.Enquanto cidadãos temos quew dificultarao máximo a ação destes larápios, e só tem tem uma forma: agindo. A ação é bloquear por completo e ninguém o usará.

Asamorym disse...

É importante que a população seja orientada a bloquear chip e o proprio celular dificultando o uso de quem o rouba. Quem sabe diminua o numero deste delito.

Fatima Agna disse...

graças a deus existe esse metodo de quebrar a cara do ladrão,gostei,fiz e deu certo eu perdi mais o ladrão também,valeu!!!!!

N@ty disse...

roubaram meu celular e 1° bloquiei o chip depois o aparelhoe queria saber se o aparelho fika bloqueado somente para o uso dos chips ou tambem fika bloqueado para usar os aplicativos pq isso iria ser melhor ainda 

HVillela disse...

há possibilidade de localizar o equipamento pelo emei ou nos mesmo bloquear pela net.

Cleiton Willan disse...

Eu liguei na vivo , e pedi pra bloquear o IMS , e não teve nenhum problema , a atendente foi super prestadora , e não é necessario fazer boletim de ocorrencia não , eles não pedem , o desgraçado q roubou meu cel , cm ctza vai jogar fora ,  uma pq ele não tem o cabo do cel , outra pq quando se bloqueia o IMS , ele perde totalmente a funcionalidade ... isso foi apenas um consolo pra mim

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.