Termos de informática #6: O que é um Cracker?

Muitos confundem o hacker com um cracker, devido a mídia colocar o hacker como alguém que usa seu conhecimento para o "mal", que comete atos ilegais, porém isso não é verdade.

O hacker é um indivíduo que elabora e modifica software e hardware de computadores, visando desenvolver funcionalidades novas ou adaptar as antigas.

Os hackers e crackers são indíviduos da sociedade moderna que possuem conhecimentos avançados na área tecnológica e de informática, mas a diferença básica entre eles é que os hackers somente constroem coisas para o bem e os crackers destroem e quando constroem algo é unicamente visando fins pessoais.

O cracker, algumas vezes também chamado de "dark-side hacker" (um hacker do lado negro da força!!) ou "black hat" é considerado um "vândalo virtual", alguém que utiliza de seus conhecimentos para invadir sistemas, quebrar travas e senhas de programas e algoritmos de encriptação, seja para poder rodar jogos sem o CD-ROM, ou gerar uma chave de registro falsa para um determinado programa, roubar dados pessoais. Alguns tentam ganhar dinheiro vendendo as informações roubadas, outros buscam apenas fama ou divertimento.

Cracker é o termo que designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos,
sendo um termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker.


Alguns tipos de crackers:



Crackers de sistemas:
termo usado pra designar programadores e decoders que alteram o conteúdo de um determinado programa pra fazer funcionar de forma correta, por exemplo, alterando datas de expiração de um determinado programa pra fazê-lo funcionar como se fosse cópia legítima

Crackers de Criptografia:
termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptografia (cracking codes).

Phreaker:
cracker especializado em telefonia. Tem conhecimento para fazer ligações gratuitas, reprogramar centrais telefônicas, instalar escutas do tipo que cada vez que seu telefone tocar, o dele também o fará e ele poderá ouvir sua conversa, etc.

Cyberpunk:
também conhecidos por "pixadores virtuais", são os vândalos de páginas ou sistemas informatizados, que destroem o trabalho alheio sem retorno financeiro com o ato em si ou realizam tais artimanhas por vanglória própria.



Fontes:
Wikipédia: Cracker e Hacker; Guia do Hardware; CSU




Faça uma visita ao Meu Blues Pra Você!!

6 comentário (s)

Jaqueline Amorim disse...

Eita!!! Não conhecia este outro termo. Sempre achei que os hackers é que eram os maus da história. Muito bom e exclarecedor este seu artigo...
Beijos Marcelo! Boa noite! :D

MoorpheuSs disse...

RE: Jaqueline

Pois é, há pouco tempo eu também pensava isso, mas descobri que os hackers são os "mocinhos" e os crackers são os "vilões"..rs...

Bjs.

Carlos disse...

hummm ....dark side nossa ~~

MoorpheuSs disse...

RE: Carlos

Pois é, inclusive é considerado sinônimo de Cracker, vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Dark-side_hacker que será redirecionado para o verbete Cracker.

Obrigado pela visita.

Abraços.

New disse...

Hehehe.. adorei a aula. Nada como quem entende, né?
Amei sua visita. Nao suma. Dê um 'oi' somente vez ou outra.
Boa semana e beiiiiiiiiijocas.

MoorpheuSs disse...

RE: New

:-)

Sempre vou dar uma passada por lá sim, tempo livre tenho de sobra!

Boa semana para você também!

Bjs.

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.