Gmail x Hotmail: Qual o melhor serviço de e-mail?

Gmail
Windows_Live_Hotmail

Atualmente existem diversos serviços de e-mail, com consideráveis diferenças entre eles, seja pela interface mais leve e amigável, capacidade de armazenamento, possibilidades de personalização e funções diferenciadas e eficientes.

Lembro que há anos atrás, o ZipMail foi lançado, ofereçendo gratuitamente 1MB de espaço de armazenamento, que naquela época era muito mais do que qualquer usuário brasileiro necessitava.

Hoje a história é outra, o usuário necessita de maior espaço de armazenamento, sendo o padrão dos serviços de e-mail oferecer pelo menos 2 GB.




Quem domina atualmente a área de serviços de e-mail é o Yahoo Mail, seguido pelo AOL Mail (popular nos EUA), Windows Live Hotmail (que perdeu 5% de seus usuários em 2008) e em quarto o Gmail (Google Mail), que cresceu 43% em número de usuários em 2008, segundo estimativas da comScore.


Gmail

Foi um divisor de águas no seguimento de serviços de e-mail, sendo anunciado no dia 1 de Abril de 2004, dia da mentira, o que gerou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade. O serviço de e-mail do Google oferecia em seu início, 1Gb de espaço de armazenamento, enquanto Yahoo! e Hotmail, ofereciam meros 6Mb e 2Mb, respectivamente, o que levou os mesmos a repensarem seus serviços. Atualmente oferece 6GB de armazenamento, número que aumenta a cada segundo.

A interface do Gmail é bem leve rápida, digamos "clean", sem um monte de frescuras em flash que demoram a carregar, focando em algo que é fundamental em um serviço de e-mail: usabilidade. Os anúncios espalhados pela interface são apenas textuais e são contextuais, ou seja, tem relação com o conteúdo do e-mail que você está lendo.

O filtro de spam do Gmail é muito eficiente, poucas vezes você receberá na sua caixa de entrada algum spam e também raramente algum rementente de "verdade" será tratado como spam. Possui um método denominado pelo Google de "Visualização de Conversas", onde mostra-se todas as mensagens relacionadas com um assunto específico em uma única janela, ou seja, fica uma mensagem "acima" da outra, conforme a ordem cronológica de envio e também o sistema de busca por e-mail é muito eficiente.


É possível utilizar marcadores, para em vez de criar pastas para organizar as suas mensagens, você pode "colar" um marcador na mensagem, permitindo uma organização mais elaborada, onde determinada mensagem pode ter vários marcadores. Além disso o Gmail possui um leitor de Feeds RSS intergrado e também possibilita a criação de grupos de contatos.

As última novidades foram a possibilidade de utilizar temas visuais, tornando a aparência do seu e-mail mais bonita e colorida e a incorporação do Google Talk ao e-mail, ou seja, não é necessário ter o softwarer instalado no computador para bater papo. Desta forma, nas redes onde o acesso ao GTalk for bloqueado, você poderá usar o seu messenger via e-mail. Os históricos das conversações de chat automaticamente são salvas numa pasta chamada "Chat".

Além de tudo o que foi mencionado, ainda existe a possibilidade de inserir emoticons nos e-mails, receber e-mails de outras contas, uilitário de resposta automática de férias, salvamento automático de e-mail quando está sendo digitado, entre outros.

Ainda há previsão de ser lançado uma função para leitura de e-mail offline (baseada em cache das informações no HD), facilitando a vida do usuário quando não for possível acessar a internet.



Windows Live Hotmail

O Hotmail, foi um serviço de e-mail gratuito, inicialmente criado por um indiano, Sabeer Bhatia, e seu amigo, Jack Smith, que foi lançado no dia 4 de Julho de 1996, Dia da Independência dos Estados Unidos, sendo a primeira empresa de e-mail grátis do mundo. No último dia de 1997, um acordo foi anunciado. O Hotmail havia sido negociado por 2.769.148 ações da Microsoft, que na época valiam a bagatela de 400 milhões de dólares. Nada mal para uma empresa que foi criada com um investimento aproximado de 300 mil dólares.

Atualmente o serviço é denominado Windows Live Hotmail, que é bastante popular internacionalmente. A nível de Brasil tem cerca de 22 milhões de usuários, sendo popular devido especialmente por ser a base de acesso ao popularissímo MSN Messenger, porém como serviço de e-mail propriamente dito é algo secundário.


Sua interface é um tanto quanto, confusa. No meu caso, por exemplo, quando visualizo alguma mensagem indesejada, que não está marcada como spam, após clicar em "Marcar como lixo eletrônico", a mensagem é marcada como spam, mas sou direcionado para a mensagem anterior.

Não seria melhor redirecionar para a caixa de entrada? Ou até mesmo para a caixa de spam ou para próxima mensagem não lida? Outra coisa, muitas vezes você clica em alguma função e ela simplesmente não é executada.

Além disso, muito usuários, consideraram a nova interface extremamente lenta, comparada a versão anterior. "Alguns usuários também relataram sérios problemas, dizendo que não estavam conseguindo ler, enviar, deletar ou imprimir mensagens e até que não conseguiam acessar suas pastas." IDGNow

O novo Windows Live Hotmail oferece uma capacidade de armazenamento de 5GB, suportando anexos de até 20 MB, layout com diferentes cores dependendo dos gostos do usuário (temas), sistema de procura de e-mails e contatos melhorado.

Um ponto interessante do Hotmail é que ele possui reprodutor de áudio integrado, que reproduz e-mails de voz (voicemails) ou arquivos MP3. Além disso, é integrado com outro serviços Windows Live, onde é possível ver se um contato do Windows Live Messenger (MSN Messenger) está online e iniciar uma conversação diretamente do e-mail.

Piadinha sem graça da Microsoft na página " Sobre o Hotmail " (rodapé)
"O armazenamento do Hotmail foi projetado para crescer com você, mas em um ritmo razoável. Isso significa que você tem muito espaço de armazenamento, a não ser que queira armazenar o planeta Júpiter no Hotmail. Nesse caso, enviaremos um email gentil pedindo que você não tente armazenar planetas no Hotmail (embora possa armazenar, de forma gradual, planetas, luas e asteróides)."

Resultado:   Gmail é o melhor

O Gmail, apesar de ter menos usuários que o Yahoo Mail e Windows Live Hotmail, é o melhor serviço de e-mails por oferecer diversas funções e estar constantemente trazendo novidades, ser relativamente rápido no acesso, possuir boa capacidade de armazenamento, facilidade na busca por e-mails e gerenciamento de contatos, filtro de spam eficiente, além de possibilitar a abertura de arquivos PDF, doc, xls, ppt, etc, etc, etc, ou seja, o usuário necessariamente não precisará possuir o Word, Excel, Power Point ou Adobe Reader para visualizar seus arquivos.

Já o Windows Live Hotmail, peca pela péssima interface, com um visual muito pesado, o que leva a demora no carregamento da página, além de ter um filtro de spam inferior ao Gmail. Além disso algumas funções extras são direcionadas a usuários "premium", ou seja, aqueles que pagam para utilizar o serviço, enquanto que o Gmail tudo é "grátis". Esses três motivos já são mais do que suficientes para optar pelo Gmail.




Referências:



Gmail Oficial - Crie sua conta

Hotmail Oficial - Crie sua conta

Gmail - O que há de novo?

Gmail - Wikipédia

Windows Live Hotmail - Wikipédia

Dicas Gmail

Gmail blog


20 comentário (s)

Kaique disse...

Realmente o Gmail é a melhor opção. Por isso quando a matéria é usar uma caixa de email para contato - o verdadeiro contato - eu não deixo o Gmail de lado. O próprio endereço de email de contatos do meu blog está no Gmail... agora para o email pessoal para se usar para se comunicar com os amigos é indispensável o Hotmail.
Abraços.

MoorpheuSs disse...

@Kaique

O fato é que uso o Gmail para (quase) tudo e como base para vários serviços.

O Hotmail é só para o MSN mesmo. A propósito, estes dias notei uma sensível melhoria na velocidade do Hotmail, mas ainda assim com muitos bugs...

Obrigado pelo comentário e pela visita.

Abraço.

Adriano disse...

Olá Moorpheuss, eu fiz uma analise há algum tempo:
http://www.diaquente.com/wp/2008/03/12/o-melhor-e-mail/

E também escolhi o Gmail como melhor!!!

Abraço!

MoorpheuSs disse...

@Adriano

Fiz uma visita a seu artigo e está muito bom, simples e objetivo, além de contar com a análise de outros serviços. Parabéns!

Obrigado pela visita e volte sempre.

Abraço.

Demiangm disse...

noss.. eu tinha bol, sempre supria minhas necessidades e pulei a fase hotmail...
nem para usar o msn eu fiz um hotmail, meu email la sempre foi outro...

e hj? po, o hotmail num tem POP3, o google já oferece imap...

André disse...

Viva,
Bom artigo, apenas faltou referir o facto (muito importante na minha opinião) de que no Hotmail somos bombardeados com banners de publicidade o que não acontece no Gmail.

MoorpheuSs disse...

@AndréAcabei me esquecendo! ;-D

Apenas falei dos anúncios contextuais e em modo texto do Gmail, mas esqueci de falar do banners piscantes, chatos e pesados do Hotmail!

Obrigado pelo comentário e pela visita.

Anônimo disse...

Sou usuário do hotmail,yahoo e gmail, e a única coisa que me impede de centralizar no google é que ele não cria pastas como os anteriores e sim marcadores, o qual me causa muito transtorno.
E no que pese respeitar todas as opiniões, mantenho meus email no hotmail e yahoo

manthonioz disse...

Eu descobri um e-mail fantástico na internet e gostaria de compartilhar com todos internautas no mundo.Um grande abraço a todos e um ótimo final de ano.

Anônimo disse...

Eu queria saber qual computador é o seu que faz com que o windows live mail fique pesado? O meu Gmail sempre demora para entrar e tenho que usar a versão em html, não entendo pq as pessoas ficam paparicando essa "droga". O melhor é realmente o hotmail, nunca tive nenhum problema com ele.

MoorpheuSs disse...

@Anônimo

O windows live mail é mais pesado que o Gmail - isso é fato. Porém, assim como existem adeptos do IE, existem adeptos do WLM....vai entender ^^

fernandio disse...

parabéns, muito bem escrito
mas o fera, você sabe se ainda o serviço do hotmail de: "reprodutor de áudio integrado", "arquivos MP3" que você citou, ainda está funcionando? é porque eu não notei. vlwss

Anônimo disse...

Hotmail : Email, Rede Social, Chat MSN, SkyDrive com 25 Gigas de Armazenamento de ficheiros

Gmail: Caixa de emails, e 1 Chat muito pobre

Acho que ate ver so o Google + é melhor que o facebook ou não

Gosto mais de Hotmail, para alem disso as publicidades referidas por alguns usuarios no hotmail, no Gmail tambem tem indirectamente e por todos os cliques que fazes no google :)

Have fun Online

fernandio disse...

parabéns, muito bem escrito
mas o fera, você sabe se ainda o serviço do hotmail de: "reprodutor de áudio integrado", "arquivos MP3" que você citou, ainda está funcionando? é porque eu não notei. vlwss

Edgescofield disse...

pow porque vcs naum usam   os dois entao ae parem de ficar falando qual e melhor qual num e, que um tem isso e o outro tem aquilo aff ...

Paulo Vinícius Zanetti disse...

Uma pena que vc não comentou o Yahoo, o melhor (de longe) na minha opinião. Tem espaço ILIMITADO, quer dizer, vc até pode esquecer de apagar os e-mails. Pode criar pastas, e-mails temporários, tem pop, smtp... enfim, perfeito.

Marcelo Souza disse...

Não comentei porque nunca usei o Yahoo. O único diferencial, ao que parece é o espaço ilimitado, que só fará realmente diferença se você receber muitos arquivos por e-mail , porque desde que comecei a usar o Gmail (há 6 anos) nunca apaguei um e-mail e hoje só há em uso 4% do total de espaço disponível!

No Gmail da para criar filtros, encaminhando um e-mail para uma tag específica, que é o mesmo que as pastas.

Luiz disse...

Me diz uma coisa. Porque só vejo elogios do GMail e esculhambações do Hotmail? Pra mim isso é puxação de saco da Google!

Fabricio Souza disse...

Eu Prefiro o Hotmail pela a sua simplicidade e sua eficiencia,bom estes problema de peso no hotmail eu nunca tive,Não quero bajular ninguem,mais para mim o Hotmail e o melhor !!!

wellington ferreira disse...

Realmente não tem comparação, o Gmail é bem melhor! sendo que o Hotmail é indispensável para os fãs do Windows live!
E a parte deste artigo que diz "muitas vezes você clica em alguma função e ela simplesmente não é executada." esta corretíssima, hoje mesmo eu clicava para abrir um e-mail e ele ficava carregando carregando, mas nunca abria!
E outra coisa pra quem disse "Pra mim isso é puxação de saco da Google!" e  provavelmente deve ter um blog, orkut ou outro tipo de cadastro na Google fique sabendo que sim é puxação de saco da Google! afinal oque a Google pode fazer se é o site mais popular/visitado do mundo!
E para finalizar esse artigo não foi nota 10, foi 11. 99,9% das informações estão certas.
Até a próxima!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.