Reforma Ortográfica: Guia Prático



Reforma Ortográfica: Guia Prático

Há pouco tempo fiquei sabendo que entrou em vigor em 2009 a reforma ortográfica da nossa língua escrita, porém suas novas regras somente serão obrigatórias no ano de 2012. Infelizmente as regras são exdrúxulas, mas somos obrigados a nos adequar e estarmos por dentro das mudanças quando estas entrarem em vigor.

Este Guia Prático da Nova Ortografia (em PDF, 32 páginas) foi escrito por Douglas Tufano e publicado pela Editora Melhoramentos, sendo considerado uma das melhores referências lançadas acerca das mudanças ortográficas da língua portuguesa.

A abordagem do guia é em linguagem simples e de fácil compreensão, o que contribui para o aprendizado. As mudanças são sempre mostradas com o auxílio de exemplos, mostrando, a diferença de escrita nas palavras antes e depois da reforma.

Algumas das mudanças foram a inclusão oficial do k, w e y como letras do alfabeto, eliminação do trema (") e mudanças nas regras de acentuação.


Trecho inicial do guia:
O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografi a da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995.

Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas Guia Reforma Ortografica nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.



Página de Download - Baixaqui

Leitor de PDF - Foxit Reader



Ps.: Sim, sou um dos muitos descontentes com esta reforma, afinal ter que reaprender muitas coisas que já estavam assimilidas (ou quase...) é chato...



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.