Crie suas fases para o jogo do Mario

Invente fases: Mario Bros

O programa é destinado a criar fases novas para o jogo do Mario, usando a criatividade para gerar seus próprios desafios. A partir de um editor simples, você coloca elementos do Mario em uma fase criada e personalizada totalmente por você. Depois, basta salvar em um arquivo e mandar para os seus amigos encararem o desafio!



Com a quantidade simplesmente absurda de jogos do Mario (ou no mesmo estilo) que surgem pela internet, certamente Mario Worker é uma idéia diferente. Ao invés de você simplesmente baixar um novo jogo, por que não criar as suas próprias fases? Pode ser realmente muito interessante, por exemplo, reunir-se com uma porção de amigos, cada um criar as suas próprias fases e depois compartilhar com todos.

 Leia também:   Baixaqui Jogos: O melhor portal de jogos brasileiro  

Preste atenção ao terminar a instalação do Mario Worker, pois ele oferece para você uma espécie de barra do Mario Forever com várias funções acessadas diretamente do seu navegador de internet. Além disso, ele deixa marcadas opções para definir o site do Mario Forever como página inicial e de busca. Se você não quer nada disso, desmarque todas as opções.

 !  Desmarque as opções para não instalar barras


Construindo a sua própria fase

Assim que o Mario Worker for aberto você tem opção de usar em janela, em tela cheia ou maximizada. Para começar a construir uma fase, basta ir até a opção Edit, localizada no menu principal. O editor de fases é basicamente dividido em seis partes. Em Blocks você encontra partes para colocar na fase que funcionam como chão. Ou seja, o personagem andará por ali.

Para colocar qualquer parte na tela, basta selecioná-la no “catálogo” e clicar em um dos quadrados vazios. Caso queira apagar, você só precisa pressionar com o botão direito em cima. É claro que também é possível colocar inimigos em sua fase clicando no botão Buddie´s. Já Scenery traz itens de decoração que enfeitarão a tela e darão mais personalidade à sua fase, como nuvens e plantas.

Mark´s é uma opção essencial para o desenvolvimento de sua fase. Você encontra, por exemplo, a opção para definir onde o personagem deve iniciar e onde a fase termina. É possível também colocar plataformas que se movem na vertical e na horizontal. Mas, o que é realmente importante, é utilizar a ferramenta Solid em cima de todas as partes que você considera chão. Caso contrário, o personagem atravessará as partes.

 Leia também:   Fantastic Contraption: Puzzle online viciante  

Lembra-se de itens como cogumelos, flores e moedas que são encontrados em fases do Mario? Tudo isso é encontrado na opção Bonus. Pref´s é o último lugar no qual você precisará passar ao usar o editor. Nessa opção você escolhe um nome para a fase, define a gravidade (para pulos maiores ou menores), o fundo da tela e até a música ambiente. Quando tudo estiver pronto, clique em Save e salve a sua fase em um arquivo.

Jogando a sua fase

Agora que a sua fase já está pronta, você pode testá-la e ver se está tudo certo. (Caso precise editar alguma coisa, volte para Edit, vá em Pref´s e selecione Load para carregar e editar a sua fase.) No menu inicial, selecione Play Level e procure pelo arquivo salvo (se você quiser ver a fase que criamos, ela está inclusa no arquivo comprimido, junto com programa). Após abrir o arquivo, imediatamente o jogo começará, e você tem três vidas para conseguir completar a fase.

Para correr, basta segurar a tecla X. E, para fazer o herói bigodudo pular, pressione Z. Já a movimentação do personagem fica por conta das setas normais. Assim que você terminar a fase, o Mario Worker volta automaticamente para a tela inicial.

Criando um cenário (conjunto de fases)

Um cenário no Mario Worker consiste em uma porção de fases juntas, como se fosse realmente um jogo completo. Por isso, para criar um cenário, você precisará de várias fases criadas (ao menos duas). No menu iniciar, escolha a opção Create Scenario. O programa perguntará quantas fases terá o seu cenário, entre 2 e 32. Depois disso, é só ir selecionando o arquivo de cada fase do seu cenário.

Agora, com até mesmo um cenário inteiro completo, é só escolher a opção Play Scenario, procurar pelo arquivo gerado pelo Mario Worker e se divertir. Lembre-se de que você pode trocar arquivos de fases e cenários com os seus amigos, para que cada um tenha um game novo para jogar.






2 comentário (s)

Anônimo disse...

Eu adorei o Mario Worker, pois só com ele que eu pude criar o meu Mario!

Deryckoh disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk jogo legal

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.