Testando pendrives e mp3 players contra falsificações


Testando pendrive/mp3/mp4/cartão de memoria contra falsificações

Você acabou de comprar um pendrive de trocentos gigabytes por uma pechincha, achou um cartão de memória para seu celular de muitos gigas no Mercado Livre custando uma merreca, ou ainda comprou um novo MP4 xingling e quer verificar se ele realmente possui a quantidade de gigabytes anunciados?

Baixe esse programinha aqui: H2testw 1.4 (para Windows)

Esse programinha faz o teste em dispositivos USB (até mesmo discos rígidos), tais como pen drives, mp3/mp4/mp5/mpxx players, cartões de memória, etc. Ele não requer instalaçao, e não precisa de direitos de administrador. Ele também não apaga eventuais dados existentes, mas para um teste efetivo é interessante que o dispositivo a ser testado não tenha dados gravados.

Compre Pendrives no Mercado Livre

O teste que esse software faz é simples: ele simplesmente lota o dispositivo com arquivos, e depois faz sua leitura para verificaçao.

Basta abrir o programa, selecionar "english" para ver as mensagens em inglês, e selecionar o dispositivo a ser testado (tipicamente um pendrive, um cartão conectado em um leitor, ou um mp3/mp4 player).

Se o dispositivo estiver integro, uma mensagem semelhante a essa será exibida:

Test finished without errors.
You can now delete the test files *.h2w or verify them again.
Writing speed: 14.4 MByte/s
Reading speed: 28.4 MByte/s
H2testw v1.4
Agora, se o pendrive for falsificado, uma mensagem semelhante a essa será exibida:

Warning: Only 16133 of 16134 MByte tested.
The media is likely to be defective.
3.9 GByte OK (8247168 sectors)
11.8 GByte DATA LOST (24793216 sectors)
Details:8.8 GByte overwritten (18594912 sectors)
0 KByte slightly changed (<>
No caso do exemplo, um pendrive com 16GB anunciados possuia na verdade apenas uns 4Gbs reais., ou seja, é um pen drive falso, e infelizmente é um tipo de falsificação comum. Esse mesmo tipo de falsificação é feito em cartões de memória ou players de origem duvidosa.

Dispositivos com defeito também podem ser detectados por esse programa.

É um teste recomendado para todos que compraram um novo pendrive, evitando que somente após alguns dias se perceba que arquivos foram perdidos devido o produto ser falsificado.



ATENÇAO!

Esse software apenas verifica se a capacidade do dispositivo de armazenamento USB tem realmente aquilo que é anunciado! Se o cartão de memória ou pen drive for falsificado, mas possuir a capacidade correta, você terá que descobrir isso por outros meios, pois para esse software vai estar tudo correto.

Infelizmente esse tipo de falsificaçao é muito comum também. Porém, esse programa pode ajudar a detectar este outro tipo de falsificação, visto que, geralmente os falsificados são muito mais lentos que um original em relação a leitura e gravação de dados (veja em writing e read speed).

2 comentário (s)

Raphaella disse...

Olá !
Sou leitora e fã do Techmais, e sempre visito o blog para me manter antenada no mundo tech !

Gostaria de dar uma dica de post: ontem foi lançado o http://arcah.com, que trabalha em cima de projeções de teletransporte !
Gostaria de saber o que acham disso,e como vêem essas inovações nacionais.

Obrigada e parabéns pelo blog

Raphaella disse...

Olá !
Sou leitora e fã do Techmais, e sempre visito o blog para me manter antenada no mundo tech !

Gostaria de dar uma dica de post: ontem foi lançado o http://arcah.com, que trabalha em cima de projeções de teletransporte !
Gostaria de saber o que acham disso,e como vêem essas inovações nacionais.

Obrigada e parabéns pelo blog

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.