7 coisas que não devem ser compartilhadas em redes sociais


10 coisas que não devem ser compartilhadas em redes sociais

Atualmente as redes sociais são a melhor maneira de interagir com outros usuários da internet, não sendo a toa que 35% dos adultos da internet têm um perfil em pelo menos uma rede social. A grande maioria dessas pessoas usam esses sites para manter contato com seus amigos e fazer novas amizades.

Existem uma infinidade de sites que conectam pessoas ao redor do mundo, tais como o Facebook, MySpace, Orkut e Sonico. Porém, tal qual a vida real, o compartilhamento de muita informação pessoal pode gerar sérios transtornos. O que você escolhe compartilhar está lá para todos verem se você não limitar quem pode ver sua informação. Embora a grande maioria restrinja o acesso a amigos, familiares e colegas, boa parte dá acesso livre a seus perfis, permitindo que qualquer um veja suas informações.

Compartilhar informação pessoal com estranhos pode ser um negócio perigoso, e certas coisas não devem ser compartilhadas.


7 - Conversas pessoais

Nas redes sociais é possível enviar mensagens pessoais ou postar notas no "mural" de outro usuário. O mural está lá para todos verem e muitos acabam inserindo aassuntos pessoais e privados que nunca devem ser compartilhados. Antes de enviar uma mensagem que todos irão ver, pense se é algo que você se sentiria confortável em compartilhar com família ou amigos

6 - Planos sociais

Compartilhar seus planos sociais do fim de semana para todos verem não é uma boa idéia, a menos que os planos sejam para convidar pessoas que fazem parte de sua rede virtual. Já pensou se você diz que vai encontrar um garota no lugar X e o ex-namorado dela vê sua mensagem e resolve participar do encontro?

5 - Fotos pessoais

Os sites de redes sociais são um lugar comum para as pessoas compartilharesm fotos de suas famílias, mas se você está entre os usuários que não restringem acesso ao seu perfil, então essas fotos estão lá para todo mundo ver. O fato é que muitas pessoas mal intencionadas usam a internet para encontrar e se inteirar a respeito de possíveis vítimas. Se você posta fotos de sua família e associa a elas informações como "meu marido está fora da cidade este final de semana"ou "o pequeno Teotônio está grande o suficiente para ficar em casa sozinho", então a segurança de seus familiares (até mesmo a sua) pode estar em risco.

4 - Telefone e endereço pessoais

Esta é outra informação bastante perigosa. Se você compartilhar seu endereço e número de telefone em uma rede social, você se abre para possíveis roubos de identidade e outros perigos pessoais como roubos, assaltos, sequestros, etc. Seu endereço está no seu perfil, você anuncia que vai viajar de férias? Isso é um convite para possíveis ladrões. Até publicar o seu telefone dá às pessoas com interesses escusos fácil acesso ao seu endereço.

3 - Sua senha

Compartilhar sua senha com um amigo, namorado, etc? Melhor não. Mantenha sua senha somente para você e para nunca ter que se preocupar com pessoas que tenham acesso direto às suas informações pessoais.

2 - Dicas de senha

A maioria dos web sites que contêm informação pessoal segura que exige uma senha também têm ao menos uma dica de senha para o caso de você esquecê-la. Geralmente acontece assim: você se inscreve no serviço online de banco e tem uma senha e um nome de usuári, e escolhe uma pergunta de segurança para quando você esquecer sua senha e tentar resgatá-la. Qual era o nome do seu primeiro bicho de estimação? Qual o número do seu primeiro telefone? Incluir qualquer um desses detalhes no seu perfil ou nas coisas que escreve na rede, pode fornecer a um ladrão de identidade peças de um quebra-cabeças necessárias para invadir sua conta bancária via Internet.

1 - Qualquer coisa que você não queira compartilhar

Você pode selecionar todas as configurações de privacidade que quiser em sites de rede social, mas o fato é que, se você postar alguma coisa, ela tem o potencial de ser vista por alguém que você não queira que veja. Rede social tem por essência o compartilhamento, por isso, algo que você pensa estar seguro pode ser facilmente compartilhado, e antes que você perceba, alguém que você nem conhece tem acesso a algo privado. "Na dúvida, não poste" é um bom conselho a seguir. E sempre se lembre de que qualquer coisa que você compartilhar tem o potencial de vazar de alguma forma.



Adaptado de: HowStuffWorks


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.