Stellarium: tenha um planetário em 3D no seu computador!


stellarium-1

Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu em tempo real, nos moldes de um planetário. Com ele o usuário pode observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, através da tela do computador, em 3D, como se estivesse ao ar livre, olhando para o céu.

O programa tem excelente qualidade técnica e gráfica, sendo capaz de simular o céu diurno, noturno e os crepúsculos de forma muito realista. É capaz ainda de simular planetas, luas, estrelas, eclipses e tudo em tempo real, fornecendo informações detalhadas de milhares de corpos celestes. Também permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.

stellarium-2stellarium-3

Stellarium é desenvolvido pelo programador francês Fabien Chéreau, que criou o projecto no verão de 2001. Outros como Robert Spearman, Johannes Gajdosik e Johan Meuris são responsáveis pelos aspectos gráficos do programa.

Para que o programa simule o céu da mesma forma como você vê, você deve dar a localização exata da cidade em que você se encontra. As opções de busca por localidades foram aperfeiçoadas e agora conta com uma lista bem maior de cidades e países. Caso sua cidade não esteja na lista, você pode adicioná-la, bastando fornecer as coordenadas – latitude, longitude e altitude - da cidade.

Stellarium também permite, através da opção “Starlore”, que você saiba o nome das constalações em outros povos como os chineses, egípcios, coreanos, navajos e muitos outros.

stellarium-4stellarium-5

Infelizmente o programa está apenas traduzido parcialmente para o português do Brasil, sendo que, boa parte das opções ainda estão em inglês.


Algumas características do programa:

* Catálogo padrão com mais de 600.000 estrelas e um extra com mais de 210 milhões de estrelas
* Asterisms e ilustrações das constelações
* Constelações de onze diferentes culturas
* Imagens de nebulosas (catálogo Messier completo)
* Via Láctea realista
* Atmosfera, nascer e pôr-do-sol bastante realistas
* Planetas e seus satélites
* Zoom poderoso
* Controle de tempo
* Projeção olho-de-peixe para redomas de planetários
* Projeção esférica-espelhada para sua própria redoma de baixo custo
* Controle de telescópios
* Grades equatorial e azimutal
* Estrelas cintilantes e estrelas cadentes
* Simulação de eclipses
* Terrenos personalizáveis, com projeções panorâmica e esférica
* É possível adicionar seus próprios objetos do céu profundo, terrenos, imagens de constelação, scripts.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.