Mercado Livre: Dicas para uma compra mais segura

Dicas para uma compra mais segura

Recentemente quase fui vítima de um golpista, então resolvi escrever esse artigo com algumas dicas para você fazer uma compra mais segura no Mercado Livre, evitando que você corra grandes riscos de perder seu dinheiro suado.


Como fui quase vítima de um golpe

No meu caso o que aconteceu foi seguinte: comprei um celular, com um preço um pouco abaixo dos demais, mas ainda assim, nada que fosse tão grotesco. Verifiquei as qualificações do vendedor, e existiam algumas, sendo todas positivas e com recomendações, mas nesse caso tinha algo muito estranho, que só atentei depois que tinha efetuado o pagamento - alguns dos compradores recentes tinham poucas qualificações e alguns destes cadastros haviam sido cancelados! Provavelmente o próprio vendedor fazia as compras e qualificava positivamente, para dar a falsa impressão de ser confiável.

Fiz várias perguntas ao vendedor e ele sempre respondia em menos de 24 horas. Após finalizar a compra, sempre respondia meus e-mails passando as informações que eu desejava. Estando o vendedor inspirando confiança, fui em frente e fiz a transferêcia via DOC. Esperei alguns dias e o pilantra parou de responder, tanto no e-mail, como no campo de perguntas de seus produtos. Não somente as minhas perguntas, mas também a de outros compradores não eram respondidas. Felizmente para mim, o DOC foi devolvido, sem motivo aparente. Só tenho a dizer que foi obra de DEUS mesmo, do contrário, teriam sido R$ 500,00 jogados no lixo. Fiz questão de denunciar o pilantra e o Mercado Livre já o inabilitou. Eu tive sorte com o ocorrido, mas outros compradores não.


Dicas para uma boa compra no Mercado Livre

Primeiramente, como todos já devem saber, no Mercado Livre o preço dos produtos são bem abaixo dos produtos vendidos em lojas convencionais, em contrapartida a garantia é inferior ou nula e existe a possiblidade de você nem ver a cor do produto, mas este é um risco que pode ser minimizado se você seguir algumas dicas.
  • Procure sempre compar de vendedores que tenham muitas qualificações positivas, especialmente se tiverem o selo de mercado líder que são os melhores vendedores.
  • Se o vendedor aceitar, procure sempre pagar pelo Mercado Pago, onde você liberará o pagamento somente após receber e conferir o produto. Se o vendedor não vender por Mercado Pago, desconfie, e na dúvida, procure outro vendedor.
  • Leia todo o anúncio, de ponta à ponta, e na dúvida, pergunte ao vendedor para evitar pegadinhas.
  • Se existir vendedor de sua própria cidade, mesmo pagando um pouco mais em relação a outros vendedores, prefirar comprar com ele e pegar o produto em mão, preferencialmente em um lugar movimentado.
  • Verifique as últimas qualificações do vendedor, se são recentes ou se são do ano passado, leia os comentários dos compradores.
  • Verifique quais os produtos que geraram as qualificações: dezenas de vendas de e-books gratuitos e produtos de R$ 5,00? Agora o cara resolveu vender notebooks? Pule fora!
  • Confira os dados do vendedor. Verique se os dados inscritos no Mercado Livre, são os mesmos dos dados bancários. Evite fazer pagamentos em contas de titularidade diferentes da inscrita no Mercado Livre.
  • Antes de pagar, se possível, faça uma ligação para o vendedor e converse um pouco com o mesmo para pegar maiores informações do produto e também confirmar se o número de fato existe.
  • Sedex à cobrar não é garantia de nada! Esqueça este história de sedex à cobrar, porque o vendedor pode muito bem lhe enviar uma caixa vazia ou um tijolo, e você só pode abrir depois que pagar - aí já será tarde demais.
Seguindo estas dicas as chances de você ser vítima de alguma golpista no Mercado Livre serão bem pequenas! Boas compras!

3 comentário (s)

Áquila Adler disse...

Parabéns você abriu meus olhos , caramba tava pensando em comprar uma pedaleira zoom g1 no mercado livre ... e resolvi comprar aqui em natal msm

Lucas disse...

Boas dicas, já utilizava a maioria delas.
Compro no Mercado Livre a muito tempo e sempre me preveni muito, acho que se formos um pouquinho mais espertos o ML pode ser sim, considerado uma fonte confiável de compras.

Só uma coisa, quanto ao Sedex à cobrar, ele é confiável sim. Digo isso pelo seguinte, TODO funcionário de correio é OBRIGADO a verificar se o conteúdo da embalagem é o mesmo que conta na nota. Não posso chegar apenas com a caixa lá.
Estes devem ser embrulhados na frente do funcionário de preferência.
E segundo uma funcionária dos Correios me disse, caso aconteça algum tipo de problema nesse sentido (enviarem um tijolo) o funcionário é responsabilizado (tem que tirar $ do bolso pra pagar).
Por isso acho bem confiável Sedex à cobrar também

Hehehe
Bom artigo, gostei bastante do blog e posso dizer que divido muitas opiniões com vc.
Parabéns

Proteus_eletronico073 disse...

boas tuas dicas... eu ia entrar no tal sedex a cobrar...
parabéns pela iniciativa de compartilhar tua experiencia.

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.