Três filmes recomendados para quem gosta de computação


filmes_comp
Selecionei meus três filmes prediletos que falam sobre hackers, computação e afins. O primeiro acho que é essencial para quem trabalha na área de T.I., já os outros dois são para diversão mesmo. Nesta rigorosa seleção, eu deixei de fora filmes que tem mais ação do que computação, que é o caso de "A Senha: Swordfish", pois o que realmente importa são os computadores.
Primeiramente queria deixar claro que os filmes são antigos, no dia de hoje um filme sobre computador teria tantos efeitos especiais que mudaria o destino do filme. Vamos a lista agora :



  1. Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley - 1999) - Trailer




    piratas_silicio

    Sinopse: Mostra como Bill Gates e Steve Jobs fundaram as respectivas Microsoft e Apple e a concorrência entre os dois para ver quem chegava primeiro e as estratégias que utilizaram para criarem suas empesas.
    Opinião Tech+: Este filme é baseado no livro "Fogo no Vale: O Nascimento do Computador Pessoal", foi feito para a TV. Deveria ser recomendado em todas as faculdades (Se já não for). O filme conta a fundação da Apple e da Microsoft. Mostra todas as jogadas legais e ilegais do ramo, afinal das contas o destino da computação seria definido ali, naquele momento da história. Se não fosse esta evolução não existira os computadores pessoais e eu "mortal" não estaria digitando este texto.



  2. Hackers - Piratas de Computador (Hackers - 1995) - Trailer




    HACKERS - PIRATAS DE COMPUTADOR Sinopse: Um adolescente conhecido como Zero Cool (Jonny Lee Miller) é uma lenda entre os hackers, pois com apenas 11 anos ele inutilizou 1507 computadores em Wall Street, provocando um caos total no mundo das finanças. Por conta deste ato ele ficou proibido de mexer em um computador até chegar aos 18 anos, mas quando pode retorna aos computadores utilizando agora o codinome Crash Override. Até que se depara com um gigantesco plano que, além de tornar o autor muito rico, pode incriminá-lo. Assim, com a ajuda de seus companheiros, ele tenta salvar sua pele.

    Opinião Tech+: O filme é muito fictício, os hackers invadem sistemas em instantes. Mas toda esta ficção é para botar a emoção que o filme tem. O filme realmente é muito bom. Destaque para Angelina Jolie no início de carreira que atua no filme (Linda e hacker, combinação perfeita). O enredo do filme é divertido, com ocasiões e personagens engraçados. Às vezes é de assustar, eles invadem sistemas naqueles "computadores de filmes",aqueles cheio de letras verdes bem longe da realidade. Mas como sabemos, isto faz parte do cinema. Quero destacar que há uma parte do filme, que eles vão invadir uma super máquina, então vêm toda aquela "invasão 3d" onde eles navegam pelos circuitos como se fossem veículos. Bom... ao menos foi isto que eu li em um destes "blogs da vida", mas se você observar bem o cara está somente digitando o endereço "c:\", o 3D é só para botar emoção mesmo.



  3. Jogos de Guerra (War Games - 1983) - Trailer




    jogos_guerra Sinopse: David Lightman éum hacker que consegue fazer um bypass aos sistemas de segurança mais avançados, descodificar os mais difíceis códigos e até dominar os mais difíceis jogos de computador. Mas quando ele se liga sem querer ao computador de guerra do Departamento de Defesa, inicia uma confrontação de proporções mundiais - a 3º Guerra Mundial! Com a ajuda da sua namorada e um gênio informático David terá que superar para superar o seu adversário... uma máquina.

    Opinião Tech+: Chegamos ao meu predileto, que é este clássico dos anos 80. O filme aborda o que futuramente seria um garoto hacker, termo inexistente ainda. O filme é de 83, mas vale muito a pena assistir. Vale lembrar que existe um filme titulado "Jogos de Guerra - O Código Mortal" que não é o mesmo citado aqui no blog. Voltando ao nosso Jogos de Guerra, o filme é muito realista e não tem aquela mentirada toda de descobrir senhas em instantes e tal. Há uma cena do filme, por exemplo, que o protagonista vai invadir o computador da escola, a senha ele descobre olhando debaixo da mesa. O que muitos duvidam do filme é o caso da super máquina que "aprende" sozinha. Mas isto não é mentira, isto faz parte de um ramo da informática, que é a inteligência artificial, não que nem nos filmes onde os robôs tem sentimentos. Um exemplo bom de robô parecido com o filme é o caso do robô Ed. Outra coisa interessante que achei neste filme foi descobrir que eu não era o único a fazer uma burrada que sempre faço, coloco uma senha minha no código-fonte do programa que estou fazendo, o que a torna inalterável. Com isto sempre terei acesso ao mesmo. Sempre achei que eu era o único, mas vi que isto já é um "macete" antigo. Para mais detalhes assista o filme.


Termino aqui minhas dicas de filmes sobre computação. Espero que tenham gostado e quem não assistiu, dê um jeito e consiga estes filmes. Nós do Tech+ recomendamos!

4 comentário (s)

Dauars disse...

o filme hackers- piratas de computador,  eu baixei um pela net de  900 mega mas nao passou. onde posso baixa-lo?

jdksdf disse...

hacker-piratas de computador pra mim é o melhor não te comparação com os outros filmes esse filme é demais se alguem estiver lendo isso poderia me diser um filme parecido com hacker-piratas de computador agradeço.

sofia martínez disse...

Para Pirates of Silicon Valley devo dizer que é uma boa
proposta, bem sucedido, divertido e atraente. Eu gostei, e eu recomendo a todos
e alguns comentários negativos que tem tido.

Karina López Salazár disse...

Obrigado pelas recomendações, realmente só vi Piratas of Silicon Valley, que por sinal é muito bom, mas eu gostaria de ver os outros dois, eu adoro assistir séries e filmes que lidam com o geek.

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.