Review do Nokia N8: o super smartphone!

Review do Nokia N8: o super smartphone!

No seu novo smartphone, Nokia N8, a fabricante finlandesa apostou forte no design do aparelho que vem equipado com o sistema operacional Symbian^3 e uma poderosa câmera de 12 megapixels, processador de 680 MHz, 512 MB de memória RAM, memória interna de 16GB, slot para cartão microSD e um corpo único de alumínio, que não permite remover a bateria, além de uma tela touchscreen de 3,5 polegadas.

Neste review, vamos falar detalhadamente das principais características do melhor smartphone da atualidade, desde suas características físicas, passando pela câmera e GPS, até o desempenho da bateria.



Características físicas

O Nokia N8 é um aparelho resistente. A traseira possui uma parte em relevo que reúne a lente da câmera, o flash de xenônio e o alto-falante. A base externa, que conta com proteção anti-riscos, é feita de alumínio anodizado e acabou tornando o aparelho um pouco escorregadio. O N8 esta à venda nas cores prata, cinza, laranja, azul e verde.

Pesquisar Smartphone Nokia N8 no Mercado Livre!!


Nokia N8 - Frente
Para quem tem mão grande, o aparelho se encaixa bem, porém, o botão de menu é localizado não no centro, mas no canto inferior esquerdo do aparelho, tornando assim desconfortável pressioná-lo.

As capas que protegem os slots do SIM Card (chip) e do cartão de memória microSD não são muito fáceis de serem abertas com os dedos, enquanto que a tampa do conector HDMI é extremente fácil de abrir.

Fones de ouvido vêm com adaptadores para melhor se encaixarem, mas mesmo assim ainda escorregam um pouco para fora e, com isso, não garantem um bom grave. Um recurso interessante é o da música pausar ao ser retirado o fone de ouvido. Ao plugar novamente o fone, a reprodução não continua automaticamente, sendo necessario tocar no botão Play.

Hardware

Dentro do aparelho há dois processadores, sendo um dedicado apenas a parte gráfica. Nos testes com jogos foi possível perceber a diferença: os jogos rodaram muito bem e sem engasgos. Sua câmera é excelente e o aparelho ainda conta com um segundo microfone na parte de trás para melhorar a captura de áudio durante filmagens. Possui ainda GPS com A-GPS.

 Leia também:   TOP 5 melhores celulares do mercado  

Tela

Finalmente um aparelho da Nokia com tela capacitiva AMOLED de 3,5 polegadas que possui boa sensibilidade e conta com resolução de 640x360 pixels. A função multitoque pode ser usada durante a navegação na internet e para aumentar e reduzir o tamanho das fotos.




O número de interações na tela foi reduzida com a utilização de toques prolongados. Por exemplo, basta tocar e segurar um pouco o dedo em algum arquivo para visualizar o menu contextual com opções relativas a este - ficou mais prático e fácil.

A tela possui boa intensidade de cor e brilho, mas é inferior a outros modelos, como o Samsung Wave. A proteção anti-riscos do visor é realmente eficiente e cumpre sua função. A utilização da tal Gorilla Glass parece fazer mesmo diferença em relação à tela do aparelho arranhar menos e até aguentar algumas pancadas.


Teclado

O reconhecimento de teclas durante a digitação é muito bom, mas o software bloqueia o teclado no modo alfanumérico (onde letras e números dividem a mesma tecla) quando o aparelho está em uso no modo vertical. O modo QWERTY, com todas as teclas, é liberado somente quando o sensor de orientação identifica que o aparelho está no modo horizontal.

Nokia N8 - Teclado Virtual

O recurso Swype, que permite escrever palavras apenas com o arrastar do dedo sobre as letras, também está presente no N8.


Sistema

O N8 usa o mais novo sistema operacional adotado pela Nokia, o Symbian^3. O novo sistema apresenta um visual mais apurado, com ícones mais bonitos e funcionamento simples, porém, fica devendo em usabilidade. Alguns detalhes tornam seu uso mais complicado e não tão intuitivo como no Android e iOS.

Sua interface permite a personalização da tela inicial, e das duas outras disponíveis, com widgets de aplicativos. Com isso, é possível colocar atalhos para os principais programas executados no aparelho.

Nokia N8 - Sistema

Com a utilização mais frequente do N8, percebe-se que o SO ainda precisa ser melhorado. Executa-se muitas ações para pequenos ajustes e por vezes parece que você entrou em outro programa, pois essas novas janelas não têm a mesma aparência da anterior!

Um ponto forte do sistema é o suporte a multitarefa, tendo desempenho suficiente para rodar vários aplicativos simultaneamente sem travamento ou lentidão significativa


Aplicativos

O Nokia N8 conta com uma loja de aplicativos Ovi Store e vem com alguns apps já instaladas, como atalho para as versões web de Orkut e YouTube, editor de vídeos, transmissor FM, OviMaps e um dicionário em inglês, mas que oferece outros idiomas para download.

Ele também possui leitor de arquivos do Microsoft Office - o QuickOffice, mas não é possível editar e também um leitor de PDF.


Multimídia

Os recursos multimídia são um ponto forte da interface e do hardware. O player de mídia traz um visual no estilo “cover flow”, apresentando as capas dos discos e miniaturas dos vídeos em um menu deslizante. O aparelho conta com uma entrada P2 para fone na parte superior e ao lado uma saída HDMI.

O aparelho toca música em mp3, wma, aac (e variantes), reproduz vídeos, inclusive em alta definição (720p), nos formatos mpeg4, Real Video e possui codecs H.264, VC-1, Sorenson Spark.




O N8 pode atuar como transmissor de rádio, enviando as músicas da sua memória para a estação FM que o usuário escolher. Também possui sintonizador de rádios FM com busca automática e 10 posições de memória que podem ser personalizadas.


Câmera de 12MP

Há tempos os aparelhos da Nokia são referência em câmeras e qualidade na captura de imagens e vídeos e o N8 retoma essa posição e entrega excelentes resultados com sua câmera de 12 megapixels (fotos de até 4.000 x 3.000 pixels), que faz vídeos em 720p a 25 quadros por segundo. Com tanta qualidade, certamente o aparelho pode substituir uma câmera digital!

 Leia também:   Aprenda como tirar boas fotos  
Nokia N8 - Traseira
Vale ressaltar, que sua câmera digital possui as famosas lente Carl Zeiss, além de autofoco e flash xenon embutido. O zoom ainda é digital, mas não faz feio em termos de qualidade da imagem. Ele ainda conta com uma câmera frontal para videochats ou videochamadas.

Tanto em ambientes internos, como em ambientes externos, a câmera se comportou muito bem e fez fotos com boa qualidade. Os tons são naturais e as imagens apresentam boa nitidez. Outro ponto positivo é o flash potente, garantindo a captura em ambientes pouco iluminados.


Conectividade

Bluetooth

O N8 vem com Bluetooth 3.0 o que na prática significa que transfere dados com velocidade maior. Enquanto o Bluetooth 2.0 transfere dados a uma velocidade de até 2.1 MBits por segundo , o Bluetooth 3.0 tem uma taxa de velocidade de até 24MBits por segundo!

Saída HDMI

Outro ponto em que o N8 ganha detaque. A saída HDMI facilita a exibição dos vídeos em televisores. Para transferir os arquivos para o computador ele conta com uma miniUSB lateral, localizada abaixo dos controles de volume.

O N8 roda vídeos em alta definição (720p) sem travamentos. O recurso também exibe nas telas maiores os aplicativos, fotos e jogos! Ou seja, você pode jogar usando o N8 plugado na sua TV!




A qualidade de transmissão de áudio e vídeo através da saída HDMI é de deixar qualquer um de queixo caído. Só para lembrar, a Nokia passou o filme Prince of Persia na maior tela do mundo utilizando o N8 como player na demonstração deste recurso.

Valer ressaltar ainda a apresentação do trailer de Tron: Legacy feita pela equipe da Disney, que foi realmente impressionante: dois telões grandes rodando o filme de forma rápida, sem nada de engasgo ou qualquer tipo de problema e com um som ensurdecedor - parecendo uma sala de cinema!

Internet

Suporta as linguagens: HTML, XHTML MP, WML, CSS e protocolos HTTP v1.1 e WAP. Ainda conta com histórico visual, suporte para JavaScript, vídeo Flash Lite 4.0 e Flash. Tem leitor de RSS e suporta visualização de vídeos. Funciona por 3G, Wi-Fi e Bluetooth 3.0.

O carregamento das páginas é rápido, mas atualizar uma página da internet, devido ao sistema, não é uma tarefa simples. Para recarregar a página, o usuário deve sair do modo tela cheia, apertar o botão “Opções”, selecionar “Opções da página da web” e então a opção “Recarregar”. Sendo que, seria muito mais fácil adicionar um atalho da função na barra do navegador!

Outra coisa chata é que para visitar uma página da internet faz-se necessário uma dupla confirmação do endereço após a digitação. Após uma série de visitas a sites isso incomada bastante.

O Flash pode ser desativado, gerando economia na transferência de dados - dentro da aba “Carregar conteúdo” do menu “Opções” no navegador. O usuário também pode adicionar atalhos de páginas na área de trabalho.

USB On-the-Go

O termo USB On-the-Go refere-se a tecnologia que permite a um aparelho ser usado como uma entrada para USB, bastando você ter um cabo fornecido pela Nokia que possui um conector Micro USB e uma entrada USB, nela, vários periféricos poderão ser utilizados, como pendrives, HDs Externos, outros aparelhos, com um certo limite, é claro, as vezes o tipo de formatação feita, pode fazer a diferença.

Nokia N8 - USB on the go

Além disso, os aparelhos suportam um certo limite de energia, caso ultrapasse esse limite, o aparelho não pode fornecer a energia que o gadget necessita.

Até o momento, além do N8, os seguintes aparelhos da Nokia possuem essa tecnologia: Nokia X2, X3-02, C7, C6-01 e E7. (Fonte: Touch Nokia)

Ovi Música Ilimitada

Alguns aparelhos celulares da Nokia vêm com o chamado Ovi Música Ilimitada, novo nome do antigo "Comes with music" (vem com música), serviço que permite a qualquer usuário, ao comprar um aparelho elegível, baixar músicas gratuitas, sem limites, por seis meses, sendo ainda possível transferi-las para o PC e sincronizar com o celular.


GPS

Os mapas usados no GPS do Nokia N8 podem ser instalados na memória interna do aparelho. Segundo a Nokia, há 70 mapas grátis de diferentes países. A navegação pode ser feita no modo offline, que dispensa a conexão com a internet. O usuário também pode adicionar locais no mapa e compartilhar os pontos de interesse publicamente no site maps.ovi.com.




O chip GPS que acompanha o Nokia N8 funciona geralmente muito bem, sem perdas de posição e, com ligação à internet ativa, é sempre rápido conseguir sinal e, consequentemente, saber a posição atual. O GPS consegue também descobrir a localização atual, mesmo sem internet, mas nesse caso o processo demora um pouco mais, sendo mais demorado do que em outros smartphones.

A grande vantagem do Nokia N8 é o fato do Ovi Maps ser gratuito. Com ele temos acesso a uma aplicação de navegação por GPS bastante eficaz e atualizada, fruto da aquisição da Navteq pela Nokia. Este aplicativo e superior a maioria dos seus concorrentes para smartphones, pois podemos baixar os mapas para a memória do telefone, dispensando depois o acesso à internet para podermos utilizar a aplicação. Aqui no Brasil, dado os preços elevados dos planos de dados este acaba por ser um excelente ponto a favor do N8.

Nokia N8 - Ovi Maps

O aplicativo de navegação da Nokia ganhou alguns recursos novos, alguns retoques no visual e agora pode ser melhor utilizado já que o aparelho, enfim, vem com tela capacitiva. Isso permite que se faça movimento de pinça com o dedos para aumentar ou diminuir o zoom. Ficou muito bom, mas ainda fica atrás do iPhone neste quesito.


Bateria

A bateria de 1200 mAh é embutida e não removível, como no iPhone, permitindo 10 horas reais de conversação na rede GSM e 390h em modo de espera (stand-by). O resultado é inferior ao BlackBerry Torch 9800, que aguenta cerca de 12horas reias, mas superior ao iPhone 4, Galaxy S e outros. Já no modo de gravação de vídeo, aguenta até 3h30 e, para reproduzir, 7h (6h para HDMI). Só tocando músicas dura cerca de 50h. Vendo WebTv, 3h30.

No uso moderado, a bateria pode durar cerca de 18 horas, executando atividades como acesso à internet por meio da rede Wi-Fi, uso do gerenciador de e-mails, fotos com flash e vídeos em alta definição, chamadas e jogos. A duração, evidentemente, pode variar dependendo de como se usa o aparelho.

É possível carregar a bateria do N8 de duas formas, por uma porta USB ou usando um carregador convencional da Nokia (porta de 2 milímetros). Para prolongar a autonomia da bateria, o usuário pode ativar o modo de economia de energia. Este recurso diminui o brilho da tela e desabilita alguns efeitos gráficos.


12 comentário (s)

Rádio Motorola disse...

Os smartphone estão conquistando o mercado

http://www.inotebooks.com.br/ disse...

Muito bom o artigo, também tivemos a oportunidade de testar o smartphone e é bom passa confiança para quem não viu é bom conhecer vale apena.

http://www.inotebooks.com.br/ disse...

Muito bom o artigo, também tivemos a oportunidade de testar o smartphone e é bom passa confiança, quem não viu é bom conhecer ir às lojas e ver, pois é um aparelho muito bom com designe bonito e têm todas essas configurações descritas nesse artigo.

Anônimo disse...

É só atualizar a firmware para habilitar a Edição de arquivos pelo Quickoffice.

http://www.inotebooks.com.br/ disse...

Muito bom o artigo, também tivemos a oportunidade de testar o smartphone e é bom passa confiança, quem não viu é bom conhecer ir às lojas e ver, pois é um aparelho muito bom com designe bonito e têm todas essas configurações descritas nesse artigo.

edna disse...

A nokia me mandou um n8 .porque o aparelho que eu tinha deu defeito.Estou apaixonada pelo celular e tudo de bom...Parabens Nokia.

Alexandre. disse...

alguém saberia dizer porque o nokia N8 não consegue sincronizar uma conta de email da UOL? O pessoal da nokia não resolve e isso me complica a vida...

Kadu399 disse...

Eu tenho o n8 depois de 4 semanas ele se torna um celular muito chato e fica travando toda hora depois de 6 semanas nao vai ter nada pra fazer com ele só ligar e e mandar mensagens com 1 ano vc vai querer vender essa merda e ele já ta custando hoje 999 e daqui a 1 ano 500 e já lançou o n9 só pra vçs ficarem sabendo comprem qualquer celular menos o n8

Aesltda disse...

eu tenho um n8 não trava não da problema é muito bom como sempre tem de ser nokia, para um celular tem tudo que eu presiso ainda tem uma camera de primeira quem achar que ele nao ta bom o sificiente então compra um notebook

Jesus disse...

Tenho um n8 a 1 ano e é um ótimo celular! Em todos os sentidos! Gps, câmera, Docs, Games, tudo! Nunca trava! Uma beleza! Vale a pena mesmo comprar um!

Adriano braga disse...

agora o melhor celular do mundo é o Nokia 808 ^^

Adriano braga disse...

cará você está loco eu tive muitos celulares e o celular que mais gostei foi o N8-00 estou escrevendo isso por ele colocado ná tv de 42" usando o HDMI e um teclado e mouse sem fio com o OTG . Quando chegar O Nokia que é o Nokia 808 com sua câmera de 41mp dái eu até posso deixar meu N8-00 de ládo ou uso para jogo que é um ponto forte dele tbm ... O novo s^3 belle ficou muito 10 no n8-00 e é só...

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.