Aprenda como tirar boas fotografias

Aprenda como tirar boas fotografias

As câmeras digitais se tornaram bastante populares devido aos preços convidativos, porém, muita gente acaba perdendo o registro de bons momentos porque as fotos foram tiradas erroneamente: um flash no momento errado ou a falta dele, por exemplo, pode acarretar na inutilização de uma foto.

Para tirar boas fotografias, não basta apenas focar o objeto da fotografia e apertar o botão que a máquina se encarregará de fazer o "milagre fotográfico". Ter um conhecimento básico, ajudará a tirar boas fotografias com sua câmera digital.



Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos.

Pesquisar Câmera Digital no Mercado Livre!!

1) Enquadramento

Pode ser interessante deslocar o objeto principal da foto para as laterais e não fazer o que a maioria faz: foca o objeto no meio da foto.

2) Flash desnecessário

Se você utilizar o flash muito perto do objeto pode deixar a foto toda clara, porém, se utlizar a uma distância grande, foto ficará escura.

O flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, ou seja, não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o objeto está a 30 metros.

3) Flash necessário

Um ambiente sem ou mal iluminado não é o único lugar onde o flash é necessário, por exemplo, em uma foto contra-luz, ele pode ser usado como preenchimento.

 Leia também:   5 funções que uma câmera fotográfica digital deve possuir  

4) Cuidado com o fundo

A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano, onde cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco.

5) Retratos

Acho que esse é o "erro" mais comum. Ao tirar uma foto de uma pessoa, muitos costumam distanciar-se, o que acaba por deixar um monte de nada em volta e a pessoa vira apenas um detalhe.

O melhor é aproximar-se, assim será possível reparar em detalhes como sardas e cílios (espinhas também..rs).

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Sempre que puder, aproveite a luz natural do sol. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo excelente para tirar retratos.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

10) Experimente

Essa é a melhor dica. Experimente, experimente e experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro.

Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis, assim você poderá utilizar todo o potencial de sua câmera digital e poderá tirar melhores fotos!



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.