Realidade Aumentada (RA): O que é? Para que serve?


A maioria de vocês já ouviu falar sobre Realidade Aumentada. Possivelmente já imprimiram algum marcador para ver como essa novidade funcionava. Atualmente a novidade desta tecnologia é a possibilidade de um aplicativo funcionar de forma interativa, sem o marcador. O produto ou material impresso não precisa sofrer alterações para que a RA seja executada. Também é possível, através do mapeamento de gestos e facial, sem nenhum marcador, atribuir a você características de um personagem de cinema.

Ela evoluiu e esta mais perto do nosso cotidiano a cada dia, mas o que é Realidade aumentada? Você já deve ter percebido que é ir além do virtual, é interação. A RA é o mundo virtual acrescentando elementos ao mundo real. Utilizar RA é ir além de unir elementos reais e virtuais. Um material impresso, uma webcam, um site e você, com essas ferramentas é possível criar uma experiência única de interação.

Essa tecnologia serve para aproximar clientes das marcas, através de aplicativos interativos. Pode ser utilizada para ver em ambientes realísticos imóveis que são ‘vendidos na planta’, proporciona ao comprador desses imóveis escolher cores das paredes e colocar os móveis no futuro apartamento com imagens 3D. 

Além disso, proporciona jogos mais interativos. Pode ser uma ferramenta para proporcionar experimentos em ambientes virtuais, que no mundo real podem trazer riscos aos estudantes. Pode ser utilizado em todos os seguimentos por sua possibilidade de projetos específicos.

Enfim, a realidade aumentada oferece muitas possibilidades!


Você leitor, já experimentou esta tecnologia? Como foi a experiência?


2 comentário (s)

Antonio Adlei disse...

Muito bom post. Mas ainda pairam algumas dúvidas sobre a aplicabilidade prática da RA. Ou seja, como ela pode se tornar uma realidade mais presente no cotidiano. Abraços! http://www.baianodachina.com.br

Convidado disse...

Excelente artigo. Partilho convosco uma notícia também de um blog sobre a cozinha do futuro que fala destes avanços tecnológicos no Blog Krups: http://www.blogkrups.com/2011/09/como-sera-a-cozinha-no-futuro/

Paula Pires

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.