Ebooks x Livros: Prós e Contras



Como se pode facilmente alegar, o importante é o conteúdo, não o veículo que o transporta.  Mas, como tudo na vida, há sempre duas faces da mesma moeda: os fieis defensores da tradição e os  adeptos da modernidade. O aumento significativo de vendas de tablet pc e modelos de celulares com opção de leitura eletrônica trouxe consigo a profecia da morte do livro feito de papel. Mas as premonições acabaram por não acontecer. Sem dúvida houve uma explosão de vendas de E-books, mas não uma diminuição de consumo de livros tradicionais. Dessa forma, os dois formatos ganharam adeptos fervorosos. Há inúmeras vantagens em cada um dos casos, sendo que a melhor opção irá depender inteiramente da sua perspectiva pessoal.



A versão clássica do livro traz vantagens evidentes; não causa grande esforço na vista, é um objeto fácil de ser adquirido e transportado e, como não poderia deixar de ser, é um artigo barato. Além dessa enumeração lógica, livros feitos de papel podem ser uma melhor opção para conteúdos em formato maior ou de imagem/design/ fotografia. Sem contar que, estes livros não necessitam de bateria, e também por isso se tornam excelentes companheiros. Além de tudo isso, se você é do tipo que gosta de tomar nota à medida que percorre a sua leitura, fique ciente que a integridade de suas anotações serão eternamente mantidas.

A versão eletrônica conta também com um conjunto de aspetos positivos, como tornar a leitura fácil e ajustável devido as opções de zoom e reposicionamento do tamanho de letra.  Como se trata de um aparelho agregador de conteúdo, poderá trazer consigo múltiplos livros numa só unidade, o que se torna conveniente e muito mais agradável do que carregar a biblioteca nas costas. Já no caso de fazer anotações, é possível encontrar vários recursos no Ebook, uma vez que o que escrever irá rapidamente ser encontrado e referenciado, além de que a permanência efetiva de suas anotações estarão inteiramente ao seu critério. É também importante ressaltar que a luminosidade é um fator extremamente favorável à versão eletrônica. Muitos tablets possuem uma luz adequada para que possa ler independentemente da claridade ou escuridão que o rodeia.



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.