5 dicas e truques do Mac para novos usuários da Apple



Os fãs fervorosamente leais da Apple apregoam a facilidade de uso de quase todos os produtos da empresa, inclusive de seus computadores Macintosh - ou Macs, como eles são conhecidos. Mas, para novos usuários, os Macs podem não parecer tão intuitivos. Na verdade, eles até podem parecer ainda mais confusos. Estas são apenas algumas dicas e truques úteis, um pouco além do básico, que vão ajudar antigos usuários de PC a se tornarem hábeis navegadores do Mac em um piscar de olhos.

Criar uma nova conta de usuário

Criar várias contas de usuário no mesmo computador permite vários "computadores" dentro de um só - com configurações personalizadas, desde ativos de mídia (como música) até o papel de parede. Para criar uma conta de usuário ou grupo, vá até o painel Usuários e Grupos, em Preferências do Sistema, e clique no botão de "mais" abaixo da lista de contas existentes. Preencha as informações básicas da conta (tipo, nome, etc.) no diálogo que aparece. Clique em "Criar Usuário" para ver a nova conta na lista do lado esquerdo. Contas administrativas podem gerenciar a lista - redefinir senhas ou ativar o controle de pais, por exemplo.

Usando o iCloud

O aplicativo de computação em nuvem da Apple, o iCloud, oferece espaço de armazenamento remoto em sua fazenda de servidores - economizando espaço - e sincroniza automaticamente as informações para todos os seus dispositivos conectados ao iCloud - economizando tempo. No painel de preferências do iCloud, você pode escolher quais serviços e aplicações deseja sincronizar e armazenar na web. Todos esses itens também podem ser sincronizados com outros Macs que você use e dispositivos iOS, como iPhones e iPads. As aplicações e dados mais comumente sincronizados incluem e-mails, contatos, calendários, fotos e até mesmo marcadores do navegador.

Usando o Time Machine para backups

O Time Machine é o sistema de backup de arquivos embutido no Mac OS. Além de fazer backups completos do disco rígido, ele faz o backup de múltiplas versões de arquivos individuais. Assim, você pode visualizar várias "fatias de tempo" de um arquivo e pode reverter para uma versão em qualquer ponto de seu histórico - mesmo que tenha sido modificado várias vezes. Para que ele funcione, você precisa usar uma unidade externa de backup. Supondo que você tenha um disco rígido externo conectado, abra "Preferências do Sistema", selecione o painel "Time Machine" e clique em "Selecionar Disco de Backup". Selecione a opção de backup desejada na lista que aparece.

Solucionando problemas de aplicativo

Quando você tem um problema com um aplicativo, ele pode ser causado por alguns motivos. Mas um dos sintomas mais frustrantes é a "bola de praia girando". Para ver se um determinado aplicativo está causando problemas, abra o Monitor de Atividades, localizado na pasta Utilitários. Ele mostra tudo o que está atualmente em execução no seu Mac, incluindo a quantidade de RAM e CPU (tempo de processamento) que cada aplicativo exige. A aplicação problemática irá aparecer no topo da lista quando ela for classificada por "CPU%" e pode dar alguma ideia de por que outras aplicações estão retardando para um rastreamento.

Compartilhamento familiar de mídia do iTunes

Seu Mac pode compartilhar sua biblioteca do iTunes com outros Macs, PCs com Windows ou dispositivos iOS (iPhones, iPads) em sua rede local. Para configurá-los, abra o iTunes e escolha Avançado > Ativar compartilhamento familiar. Você verá a tela de Compartilhamento Familiar, onde pode digitar o seu Apple ID e senha e clicar em Criar Compartilhamento Familiar para começar a compartilhar sua biblioteca do iTunes com outros dispositivos. Depois, basta ativar o compartilhamento familiar em seus outros dispositivos e eles irão detectar quais computadores estão compartilhando suas bibliotecas do iTunes. Isso irá incluir listas de reprodução embutidas, tais como mídias adquiridas e "Minhas melhores músicas".


1 coment�rio

www.ahcomprei.com.br disse...

Muito legal seu post, será de bom proveito!
http://www.ahcomprei.com.br

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.