Que características um bom smartphone deve possuir?

O telefone celular  é um aparelho de comunicação de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (origem do nome), cada uma delas servida por um transmissor/receptor, que foi inventado em 1947 nos Estados Unidos e a partir daí iniciou-se um grande avanço na tecnologia embarcada nos aparelhos. (Wikipédia)

Antes de ir à internet, buscar o novo celular no melhor lugar para comprar que é em loja de celulares em São Paulo, você precisa saber quais são as características realmente essenciais para um smartphone, já que existem diversas tecnologias disponíveis. Veja abaixo!


PESO
Um peso muito superior a 120g pode tornar o uso do aparelho incomodo. Já tive aparelhos com cerca de 150g ou mais e parecia que estava carregando um tijolo! Enfim, prefira aparelho com peso na casa dos 120g.

DISPLAY
Uma tela de 4” é o bastante para os usos comuns de um smartphone, sem tornar o aparelho um trambolho na mão e no bolso. Porém, não bastar ter uma tela grande e a tecnologia por trás ser ruim, por isso, indicamos aparelhos com tela de AMOLED ( iluminação chega a ser 150% melhor do que nas LCDs comuns e o tempo de resposta é bem menor) , SUPER AMOLED (maior sensibilidade, 20% mais brilho, 80% menos reflexão da luz solar e 20% menos consumo de energia) e Retina Display (iPhone a partir da 4ª geração – possui alta densidade de pixels (326pp) e imagens mais nítidas – mesmo que você se aproxime o aparelho do seu rosto, dificilmente você verá os pixels do display).
Uma proteção do tipo Gorilla Glass (tela de alta resistência a impactos e riscos) também é bem vinda, pois vejo muitos aparelhos com tela quebrada...

CONECTIVIDADE
A tecnologia 3G e suporte WI-FI já são coisas básicas, mas suporte a Wi-Fi direct (troca de arquivos em alta velocidade diretamente entre dispositivos), Bluetooth 4.0 (maior velocidade na transferência de dados e melhor gerenciamento no uso da energia) e NFC são tecnologias importantes para ter ao alcance. No caso do NFC, certamente terá seu uso cada vez mais extendido.

CÂMERA
De fato já existem aparelhos que podem muito bem substituir uma câmera digital amadora, mas no geral, um usuário quer uma câmera que tire boas fotos em momentos aleatórios, onde não tenha acesso a sua câmera digital dedicada. Dessa forma, uma câmera de 8MP, com autofoco, touch focus, HDR e LED flash já é suficiente. Já na parte de gravação, o aceitável é no mínimo a resolução de 720p (HD).

SISTEMA
Aí vai do gosto do usuário. O iOS, juntamente com o Android já estão bem consolidados, enquanto que o Windows Phone está se expandindo. O iOS oferece uma experiência altamente intuitiva e bem estruturada, praticamente sem bugs e com bom desempenho. Já o Android, devido a fragmentação dispersa por milhares de aparelhos de diferentes fabricantes, acaba por nem sempre oferecer uma experiência tal qual o sistema puro proporciona. A versão mínima que o usuário deve ter em mente é a 4.1, que geralmente possibilitará o acesso a futuras atualizações.

ARMAZENAMENTO
Pelo menos 8GB interno é essencial e 16GB é o ideal. Note que o aparelho deve possuir suporte a expansão por cartão de memória, já que existem alguns aparelhos sem expansão e com pouca memória interna (!).

Vale ressaltar que o Android a partir da versão 4.1 (Jelly Bean), não permite nativamente mover apps para memória externa, o que limita a instalação de muitos apps e jogos em celulares com pouca memória de armazenamento interna.

CPU E MEMÓRIA RAM
Um smartphone com 1GB de RAM e CPU Dual-core de 1.2GHZ é o suficiente para proporcionar um bom desempenho ao usuário, sem ficar engasgando com apps e jogos mais pesados, além de não ter um alto consumo energético, prolongando a vida da bateria.

BATERIA
Por fim, um dos grandes problemas de muitos smartphones: a bateria. O desempenho em si da bateria, depende do uso do usuário, tal como uso intenso do 3G, muitas ligações, horas de games e uso de apps, música, tamanho da tela, etc. São vários fatores que levam ao descarregamento da bateria, mas uma bateria de pelo menos 2000mAh dá conta do recado no dia-a-dia.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.