O início da internet: simples e lenta


Lá no inicio dos anos 1990, o padrão das páginas da internet era o texto cinza e preto, imagens embutidas, fundo ausente ou fundo com gif toscos. Não havia preocupação com o layout, era tudo muito simplista e a lentidão do acesso a internet rolava solto.

Certamente é difícil para quem vive na época atual imaginar tal realidade, afinal estamos na era da banda larga e do streaming instantâneo de vídeo e áudio. O fato é que o início da Web foi um processo lento, simples e com poucos usuários.


A web fez 25 anos recentemente e as pessoas que se lembram dos primeiros dias começaram a repensar como era a vida on-line no início e meados da década de 1990. A palavra que sempre vem em mente é: lentidão!

Uma pesquisa de 1995 da consultoria Pew Research Center descobriu que apenas 14% dos adultos norte-americanos tinham acesso à Internet, e entre eles, apenas 2% tinham acesso através de um de melhor qualidade - modem 28.8k. O acesso ao computador já era difícil, imaginemos o acesso a internet!

Os negócios eram complicados, afinal com o acesso via internet discada, as páginas demoravam vários minutos até serem carregadas. Poucos usuários se interessavam, sendo o maior número composto pelos mais nerds, afinal tinham que saber a codificação, prompts sofisticados para obter informações a partir de diferentes lugares.


Isso começou a mudar quando as pessoas começaram a abrir suas caixas de correio e encontrar discos de serviços de Portais da Web como AOL, Compuserve e Prodigy e mesmo se tornando mais acessível, a internet ainda estava muito distante do status o qual conhecemos hoje.

As primeiras versões de alguns dos sites mais populares da atualidade eram péssimos, basicamente baseados em conteúdo textual e diversos links pouco atrativos. Hoje em dia os sites têm design elegante que incorporam centenas de links para vídeos, galerias de fotos, podcasts e outros meios de comunicação, tudo muito bem pensado e planejado para atrair e manter a atenção do usuário.

Hoje é normal assistir um filme via streaming, baixar uma música em 20 segundos através do iTunes ou jogar online através do Xbox One. Antigamente os usuários sequer sonhavam com tais possibilidades.
Com o passar dos anos, a internet foi melhorando e suas possibilidades e ferramentas disponíveis se multiplicaram. A internet sem dúvidas veio para mudar o mundo.


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.