O que é um drone?


Você sabe o que são os drones e para que propósito servem? Visualmente, eles podem ser confundidos com aviões de pequeno porte ou brinquedos, mas, na verdade, um drone nada mais é do que um veículo aéreo não tripulado. Isso mesmo, ele viaja pelos ares, atravessa o céu, mas não há ninguém dentro dele.


Porém, se eles não são tripulados, como podem ser conduzidos e ter sua direção orientada? Para entender, é possível fazer uma analogia com os brinquedos de controle remoto que certamente fizeram parte da sua infância, pois o drone segue uma lógica bem semelhante.


Assim como acontece com os aviões tradicionais, os drones também existem em modelos diversificados, até mesmo pelo fato de possuírem funções variadas, que vão desde o uso em operações militares até a entrega de mercadorias. Cada empresa, ao concluir que precisa adquirir um drone, deverá avaliar as características de todas as opções antes de escolher uma delas.


Os drones militares, de longe, lembram aviões de caça, mas são robôs. Sua vantagem é o fato de possibilitar que os exércitos executem missões perigosas sem precisarem arriscar a integridade e, até mesmo, a vida dos soldados, já que são controlados de longe. É possível, por exemplo, destruir uma base inimiga utilizando o drone, que possui um bom sistema de mira e de localização por GPS.

Porém, se afastando um pouco do militarismo, os drones também podem ser utilizados no ambiente civil. Existem empresas cogitando a possibilidade de entregar os produtos para os clientes por meio dessas aeronaves sem tripulação - é o caso da Amazon, por exemplo. Isso facilitaria o sistema de entregas, faria com que ele se tornasse mais ágil e, até mesmo, mais barato.


Outra possível aplicação dos drones ainda não é muito vista na prática, mas certamente é uma tendência: os drones para filmagens. As emissoras de TV podem optar por esse sistema em substituição aos helicópteros que são muitos utilizados atualmente, afinal, nesse caso também é uma forma de reduzir os custos das operações.

Os drones são equipamentos que estão em evidência no mundo tecnológico, embora ainda estejam sendo mais usados para fins militares, é provável que ganhem novas funcionalidades.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.