Como descartar notebooks, tablets e smartphones de maneira adequada


Depois de um certo tempo de uso, é comum usuários de dispositivos eletrônicos trocarem seus gadgets por um novo, seja por opção própria ou simplesmente por desgaste físico dos mesmos.

O grande problema é que muitas pessoas não sabem descartar de maneira adequada os seus respectivos dispositivos móveis. Muitos aderem por descartá-los junto com o lixo natural, o que configura um erro gravíssimo.


Os notebooks, tablets e smartphones, possuem nos seus componentes eletrônicos, alguns agentes químicos que podem danificar o solo e inclusive trazer problemas para o ar em que respiramos, podendo então prejudicar a nossa saúde.

Pensando nesses problemas, iremos hoje mostrar como descartar de maneira correta os seus dispositivos móveis. Lembrando que o descarte incorreto desses produtos é um problema de todos, pois pode trazer gravidades para a saúde do ser humano.

Opção mais viável

A primeira possibilidade que iremos trazer aqui é com toda certeza a mais favorável. Mas antes de apresentá-la por concreto, iremos falar um pouco sobre a mesma, e intendê-la de maneira acentuada.

Como o lixo eletrônico estava crescendo muito, em 2010 foi criada e sancionada uma lei que obriga os fabricantes e comerciantes a criarem medidas ecológicas para o descarte dos produtos eletrônicos.

Portanto, você que é consumidor de algum dispositivos eletrônico, pode ir à loja em que você adquiriu o produto e assim devolvê-lo. A partir daí, o comerciante terá que arrumar uma solução para o descarte adequado do produto, visando é claro a lei.

Essa com toda certeza é a medida mais favorável ao descarte de notebooks e celulares. Além desses dispositivos, você também pode descartar outros gadgets que sejam eletrônicos, portanto essa dica não se baseia apenas nesses produtos.

Outras opções

Além da maneira que aqui foi abordada, existem outras possibilidades para o descarte de dispositivos eletrônicos. Como já citamos mais acima, o comerciante que lhe vendeu o produto, tem a obrigação de descartá-lo de maneira adequada.

Mas há também a possibilidade de você solicitar o próprio fabricante do produto. A maioria deles possuem medidas individuais para o descarte dos produtos eletrônicos. Um dos mais modernos talvez seja o modelo da Dell, pois a empresa manda um agente até a sua casa para então recolher o seu antigo notebook; o melhor de tudo é que não há custos para isso.

Outra possibilidade são as ONGs especializadas nessas medidas. Essas organizações agem de forma muito semelhante às anteriores, elas trabalham de maneira voluntária e profissional, visando extirpar os lixos orgânicos da maneira correta.

Por último, existem também as empresas de reciclagem específicas para materiais eletrônico, essas companhias trabalham com o reaproveitamento dos dispositivos descartáveis. Além dessas companhias específicas, existem também as empresas de reciclagem coletivas que possuem um departamento específico para esse caso, não são todas, mas existem muitas empresas que aderam a esse tipo de serviço.

Conclusão

Você pode conferir algumas medidas para o descarte correto do seu notebook ou celular. Essas foram as principais medidas para você se desfazer do seu lixo eletrônico, na qual está lhe importunando espaço.

Para você encontrar as ONGs em que citamos, você pode fazer uma pesquisa na internet, e com certeza você irá achar alguma perto da sua casa. Porém essas organizações trabalham mais em capitais e regiões metropolitanas, portanto se você mora mais no interior, a melhor opção é você ir à loja na qual você adquiriu o produto, e devolvê-lo para descarte.


Via O Notebook

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.