Como consultar o CPF na Receita Federal


O CPF é um documento necessário para realizar diversos tipos de tarefas no nosso dia a dia, desde abrir uma conta bancaria, procurar emprego, tirar habilitação, entre outros serviços fundamentais para um cidadão.

Sendo um documento tão importante, qualquer irregularidade cadastral no seu CPF, podem impedir que você desfrute de vários serviços, como os que citamos acima.



Aprenda a consultar seu CPF na Receita Federal

Passo 1: Acesse o site oficial da Receita Federal no link.


Passo 2: Na página da Receita Federal será apresentado um formulário que você deve preencher com o número do seu documento a sua data de nascimento, conforme mostra a imagem acima. Preencha os campos corretamente e clique em “Consultar”.

Pronto! O site da Receita irá gerar um comprovante de situação cadastral do seu CPF, informando se o mesmo está regular ou irregular.



CPF irregular

Um CPF pode estar irregular por vários motivos, saibam quais são:

Pendente de regularização: Isso ocorre quando você deixa de declarar o imposto de renda em algum ano que deveria ter feito a declaração por ultrapassar o valor isento.

Suspensa: Ocorre quando a inconsistência cadastral no seu CPF. As inconsistências que podem ocorrer são erros de data de nascimento, nome da mão ou titulo eleitoral. Para reativar um CPF suspenso, você deve comparecer a uma unidade da Receita Federal da sua cidade.

Cancelamento por multiplicidade: Ocorre quando houver mais de cadastro inscrito com o mesmo CPF. Para solucionar este problema, você deve comparecer a uma unidade da Receita Federal da sua cidade para averiguar o que gerou a multiplicidade no seu CPF.

Nulo: Quando a Receita constata suspeita de fraude na inscrição do CPF.


Fonte: Consulta CPF

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.