Tecnologia das redes 5G - Quais os benefícios? Faz mal a saúde?


Nem terminamos de explorar a tecnologia 4G no Brasil, considerando que muitas pessoas ainda nem tiveram acesso a ela, e já estamos sendo bombardeados com notícias falando sobre a chegada do 5G ao país. Especulações, previsões e até boatos envolvem a chegada da quinta geração aqui, mas, afinal, ela é apenas um aprimoramento da conectividade que usamos?


Não! A quinta geração de internet chega para ir bem além do uso de conexão a que já estamos acostumados a fazer no dia a dia. Claro, vai nos permitir velocidade maior do que a que temos com o 4G – estimativa de 100 vezes mais rápida - e também melhor cobertura. Mas a grande força que a nova tecnologia tem é a de impulsionar a já tão falada Internet das Coisas. Tendo como principais atributos o nível de estabilidade e menor zona de sombreamento, ela vai ser o elemento que vai startar um ecossistema de produção de equipamentos, produtos, licenciamentos, aplicativos que envolve operadoras, empresas, a esfera pública e, evidentemente, e nosso modo de viver.

 Fonte: G1



Diferenças entre 4G, 4G+ e 5G

4G
4G+
5G
Velocidade (Mbps)
200
1200
10000
Latência (ms)
100
20
1-2
Dados teóricos máximos. Na latência, quanto menor, melhor.


A despeito das especulações de que ela é prejudicial à saúde, mesmo sem haver qualquer tipo de embasamento científico que comprove ou associe seu uso ao de surgimento de doenças ou mortes, ela vai destravar projetos de inteligência de equipamentos. Atualmente, eles não conseguem ter o suporte do 4G para garantir o melhor desempenho em atividades como monitoramentos em tempo real, automação de veículos, de sistemas em ambientes domésticos e corporativos, de manuseio e compartilhamento de dados, entre outras. É um salto que o 5G dará para o surgimento de novos nichos, visando não apenas uma realidade cada vez mais conectada, mas gerando redução de custos e energia a partir de sua eficiência.



Internet das coisas (imagem da PcWorld)

É por esse potencial que há um esforço em tornar realidade aqui o 5G. Porque é um mercado que está diante de nossos olhos. Evidentemente, assim como ocorreu desde o 2G, ela não vai chegar massificada e barata. Leva o tempo de maturação do mercado para que torne possível que a tecnologia saia das grandes cidades e comece a ser democratizada em outras e para que o impacto no bolso do consumidor seja reduzido, mas não há a menor dúvida de que ela virá com tons revolucionários.


Para finalizar, segue abaixo um excelente vídeo do TecMundo sobre o assunto:





E você,o que espera da tecnologia 5G? 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.