Android 10: Resolvendo problemas no wifi após atualização



Esses dias finalmente recebi a atualização para o Android 10 no meu Motorola One Vision...uma grande felicidade (pensava eu) poder experimentar a nova versão e conferir as novidades: ledo engano.

O primeiro problema foi logo após a reinicialização para instalar a atualização, onde meu celular parou de funcionar dizendo que teria que ser feito um hard reset! Por burrice, acabei não fazendo backup dos meus arquivos e mesmo tentando outras maneiras de tentar instalar o sistema via adb/fastboot, meu celular só funcionou após o hard reset!

Resultado: Perdi muitas fotos.

**SEMPRE FAÇAM BACKUP DE COISAS IMPORTANTES ANTES DE QUALQUER ATUALIZAÇÃO**

Após reiniciar o aparelho, percebi que o wifi conectava na rede, porém dizia que não tinha internet e não conseguia acessar nada, sendo que a internet no computador e PS4 estava funcionando normalmente.


Pesquisei na internet e li relatos que poderia ser devido a função de segurança TKIP, onde desativei essa opção nas configurações nos 2 roteadores que tenho e não adiantou - internete via wifi no celular android continuava sem funcionar. Compartilhando a internet pelo notebook via wifi, meu aparelho conectava a internet normalmente.

Fiz várias coisas no intuito de resolver esse problema e felizmente consegui!

Segue abaixo alguns passos para tentar resolver o problema de conexão a internet via wifi após atualizar pro Android 10.

1) Logo pós atualizar, vá em Configurações >> Sistema >> Avançado >> Opções de Restauração. Escolha a opção "Restaurar Wifi, rede móvel e Bluetooth" e depois em "restaurar configurações". (Cuidado para não escolher a opção de apagar todos os dados!!!)



2) Feito isso, reinicie seu aparelho e verifique se consegue se conectar a internet normalmente via wifi, caso não consiga continue nos passos abaixo.

3) O último passo é configurar a conexão wifi do seu dispositivo android manualmente. Vá em Configurações >> Rede e internet >> Wi-fi. Selecione a rede que você deseja conectar.


4) Após selecionar a rede wi-fi você deve ir em "Opções avançadas".


5) No meu caso funcionou as configurações abaixo:
Configurações de IP >> Estático: Endereço IP: 192.168.1.111
Gateway: 192.168.1.1
DNS: Mesmo do gateway


Lembrando que pode ocorrer variação nos números dependendo da configuração da sua rede, porém, o mais comum é o padrão "192.168.X.X", mas em caso de dúvidas você pode conectar na rede nas configurações automáticas e depois olhar as informações da conexão pra descobrir as faixas de ip usadas na sua rede.

Além disso, você pode alterar ainda a opção para "Usar MAC do dispositivo" em "Privacidade", fazendo com que o MAC do seu aparelho seja estático e não aleatório como é o padrão do Android 10.




Feito isso é só conectar e ser feliz!

Espero ter ajudado!

Caso não tenha dado certo, seu caso pode ser mais sério que o meu, abraço!



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Os comentários expressam a opinião dos visitantes e não do AUTOR deste blog. No momento os comentários são moderados, já que ultimamente temos recebido muitas inutilidades.

O autor não se responsabiliza por qualquer conseqüência e/ou dano que algum comentário venha a provocar a terceiros.

Comentários inadequados serão REMOVIDOS, incluindo ofensas pessoais, racismo, pregações religiosas, textos totalmente em letras MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, etc.

Obrigado e volte sempre.